Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Falanges


Líbano (google)
    
   O Líbano é, actualmente, um país quase falhado e um refúgio de forças de origens obscuras. Com mais de sete mil anos de civilização, o seu futuro é incerto.
  Li muito, durante a infância e adolescência, o Velho Testamento, pois esse era o hábito na casa da minha avó materna. Pode parecer estranho, mas quem conhece os alentejanos oriundos de Castelos de Vide e proximidades não se admirará. Criei um inegável fascínio pelos belos poemas dos Salmos. Talvez tenha, aí, surgido o meu amor pela poesia e o meu interesse por lugares remotos do mundo.
  Quando comecei a leccionar, tive um colega de Educação Física que pertencera à Legião Estrangeira e estava visivelmente perturbado. Gostava de ouvi-lo falar das ruas de Beirute designando-as pelos nomes e das tantas narrativas dos tempos em que lutara ou vivera nessas geografias. Depois, tinha uma expressão que, só agora, começo a entender:"Quando ali houver um conflito qualquer, perguntem sempre porque ninguém fala da falange cristã libanesa".
    

Cedros no Líbano (Google)

    
"Embora se defina oficialmente como uma organização política secular, a maioria dos seus componentes é cristã maronita. As Falanges estiveram implicadas em numerosos atos de guerra e massacres durante a Guerra Civil Libanesa (1975-1990), a exemplo do massacre de refugiados palestinos, nos campos de Sabra e Shatila." (Wiki) https://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7as_Libanesas

    Afinal, por onde andarão os velhos libaneses da minha infância? Fenícios, que um dia cresceriam em Justiça?

    “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano.” (Salmos 92.12)


    Meus amigos, que todas as falanges se apaguem da terra dos velhos fenícios que um dia, também, rumaram à nossa querida Ibéria.




15 comentários:

Fá menor disse...

Gostei muito de ler esta publicação. Fiquei curiosa quanto às Falanges, irei procurar.
O Antigo Testamento também fez as minhas delícias quando adolescente. :)
Gostei de ver a foto dos famosos Cedros do Líbano.

Beijinhos

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de Paz, querida amiga Ana!
Gosto demais dos Salmos. São verdadeira poesia em preces. Acalmam muito meu coração além de conter uma história de um povo batalhador que lutou pela dignidade de todos.
Tenha setembro abençoado!
Beijinhos

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Ana, gostei muito deste seu interessante e profundo texto
sobre o Líbano. Também gostei de ter lido o trecho que você se
refere ao seu colega que participou da Legião Estrangeira, e também
de outros trechos, como a referência feita aos alentejanos (se não me
engano, meu avô também era alentejano). E, por fim, sobre seu gosto
pela poesia ao ler trechos Bíblicos.
Votos de uma ótima semana e um feliz setembro.
Um abraço, amiga.

J.P. Alexander disse...

Esos arboles me enamoraron. Te mando un beso.

Majo Dutra disse...

Os países da Ásia Menor já desconhecem totalmente o que é paz...
Calculo que até os belos pinheiros das montanhas do Líbano e Síria já esqueceram o que é sossego.
Junto o meu lamento ao seu.
Bons dias de Setembro. Abraço.
======

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Ana, que belíssima foto do Líbano, tem seus mistérios...
Adorei ler teu texto, sempre as coisas sobre o Líbano causam curiosidade.
Adorei a partilha, amiga!
Que o mundo tenha mais paz, a coisa não está nada confiável...
Um feliz fim de semana que está chegando.
Um beijo,

São disse...

Gostei de falares no teu colega e gostaria de saber mais sobre ele e os seus testemunhos .

Há um escritor libanês que muito admiro : Amin Maalouf, autor de "As Cruzadas Vistas pelos Árabes " e de cujo mais recente livro vou falar no São muito em breve.

Li a Bíblia de uma ponta à outra e aquela Antigo Testamento....enfim! Não consigo entender como alguém consegue crer que aquela Entidade vingativa , cruel e injusta deve ser venerada.

Minha amiga, te abraço, bom final de semana :)

Olinda Melo disse...

Olá, querida Ana
Eu que gosto tanto de História, visualizo a história das religiões
como das mentalidades, essa parte de nós que nos faz
escalar montanhas e quase tocar os céus e conduz a
humanidade nessa senda misteriosa e bela da sua existência.
A Bíblia, antologia de textos religiosos/sagrados, com salmos
e versículos, causa sempre espanto, não se sabendo bem a
sua autoria, mas sobre os quais todos nós procuramos a
interpretação ideal.
Adorei o teu texto, minha amiga. Uma imersão no passado
ligando-nos ao presente, com tantas guerras, tantas desavenças,
tanto ódio.
Beijinhos
Olinda

Juvenal Nunes disse...

O médio oriente foi e continua a ser um barril de pólvora.
Bom fim de semana.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

Graça Pires disse...

Como se aprende tanto consigo, minha Amiga Ana. Sei do que fala porque também eu me interesso por esses povos . Mas ler assim tudo tão sistematizado é de professora. Obrigada.
Tudo de bom.
Um beijo.

Maria João Brito de Sousa disse...

Ana,
ainda vou estando tão limitada ao nível das leituras quanto da escrita, mas a leveza da sua escrita consegue aligeirar o imenso peso que as palavras passaram a ter para mim nos últimos meses.
Sei que tenho um comentário seu que muito me tocou mas ao qual não consegui responder. Agradeço-lho aqui mesmo, do fundo do coração.
Um beijo

CÉU disse...

Olá, Ana!
Um texto muito interessante, que dá gosto ler. Não sei o motivo, mas também sou apreciadora dessas civilizações. Sou do Baixo Alentejo, não é?
Li algumas passagens do Antigo Testamento, quando adolescente, e, acho que Deus, aquele Deus, foi tão tirano. Como sabes, interpretar não é fácil e cada um fá-lo à sua maneira.
Quanto ao problema das minhas mãos, é já coisa velha. Fui operada em 2018, porque mal conseguia escrever e fazer outras tarefas, que dependessem das mãos. Tenho contraturas e os dedos engatilham-se. Faço fisioterapia com alguma frequência, mas sem grande sucesso. Tenho que manter o blog, mas devagarinho, tal como os comentários nos dos amigos (as).
Beijinhos e boa semana.

Jaime Portela disse...

As religiões foram causadoras das maiores atrocidades ao longo da História.
E o Líbano e muitos outros países, principalmente do próximo oriente, têm sido vítimas recentes em nome de opções religiosas, que não passam de desculpas de falanges que apenas querem o poder.
Gostei do post, muito elucidativo e bem construído. Obrigado senhora professora...
Boa semana querida amiga Ana.
Um abraço.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa tarde Ana
Gostei imenso do que aqui escreveu, saio mais elucidada e a querer saber mais sobre as falanges que irei pesquisar.
As fotos que acompanham a postagem são excelentes.
Boa semana com saúde e paz.
Um beijo
:)

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e uma excelente terça-feira minha querida amiga Ana. Excelente matéria. Obrigada por divulgar e dividir conosco.