Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Pela Juromenha...

Abril, 2024


Ainda trago um gosto a trigo


[ Toada do Alentejo ]

Ainda trago um gosto a trigo atrás de mim
Que se me agarrou à alma ao nascer
Sou como um carreiro longe de ter fim
Como quem ceifou searas sem saber


Abril, 2024


Sou lá de onde ninguém fala das marés
De onde o horizonte queima o olhar
Por paixão ainda trago a arder nos pés
O calor de uma seara por cortar



2024


Já cantei desde a nascente até à hora do sol-pôr
Já naveguei nas ribeiras ao luar
Ai Alentejo quem te amou não te esqueceu
E ainda se ouvem os teus ecos nas cantilenas do sol


2024


O sol deu-me histórias velhas p’ra contar
Que eu guardei de manhãzinha ao pé dum rio
Em Janeiro roubei mantas ao luar
E a um pastor roubei um tarro e um assobio



2024


Já corri atrás dos corvos
Já me escondi nos trigais
Ouvi rolas nos sobreiros a arrulhar
Ai Alentejo quem te amou não te esqueceu
E ainda se ouvem os teus ecos cada vez que a lua cai



2024




Letra e música: Sebastião Antunes
Intérprete: Sebastião Antunes
Versão discográfica anterior: Sebastião Antunes com Pedro Mestre (in CD “Singular”, Sebastião Antunes & Quadrilha/Alain Vachier Music Editions, 2017)

Aqui: https://www.meloteca.com/cancoes-sobre-o-alentejo/


2024

Calcorreamos os mais recônditos caminhos.  Eles nos reforçam e unem. 


2024

Estão belos os jardins da planura.


2024

Do outro lado do Guadiana, Espanha é mero reflexo...




 

16 comentários:

chica disse...

UAU! Que beleza!
Adorei a toada e as fotos deu vontade de aplaudir daqui!
Adorei!
Linda semana!
beijos, chica

Rogério G.V. Pereira disse...

Da terra que dizem árida
nunca tanta flor
se juntou a tão bela letra

De Sebastião Antunes não perco uma

Beijos

Maria João Brito de Sousa disse...

Que bela esta Toada do Alentejo!

Entrei no atalho que leva à Meloteca, mas ainda não li todos os poemas. Voltarei.

Um beijo, Ana!

Fá menor disse...

Que lindíssima publicação, amiga! Muito grata!
Quem me dera lá calcorrear...

Beijinhos

São disse...

Belissimas fotos, parabéns !!


Para amar o Alentejo tem que se ter sensibilidade e capacidade de ver em profundidade.


Nada iguala os horizontes largos , as planícies infinitas, os campos com várias cores...


Gostei de conhecer o site.


Minha amiga, beijinho carinhoso e desejando estar tudo bem.

:)

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de Paz, querida amiga Ana!
Muito lindo dar valor às origens.
Lugares assim não tem como se esquecer, ficam entranhados em nosso coração. Ainda bem!
Lindas fotos e musuca na letra bem aconchegante.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho fraterno

J.P. Alexander disse...

Bellas canciones Y el lugar te enamora esta bonito. Te mando un beso.

Maria Oliveira disse...

Parabéns pelo seu magnífico blogue.
Um abraço especial de uma alentejana.

Recomenzar disse...

💋🌷💋

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Que bela Toada.
Gosto bastante do Sebastião Antunes.
As fotos estão excelentes.
Adorei a postagem.
Um beijo
:)

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de quinta-feira, aproveito para desejar um excelente mês de maio, com muita paz e saúde. As fotos ficaram incríveis, minha querida amiga Ana.

Janita disse...

Entro aqui e parece-me que estou num outro mundo!
As planícies com rosmaninho a perder de vista, os campos cobertos de papoilas e malmequeres, tudo intercalado com as Toadas alentejanas, fizeram-me exclamar:
"Mas que Alentejo é este meu Deus?"
- Onde estão os chaparros e as azinheiras, as oliveiras e as searas ondulando suavemente ao sabor do vento?
E quedo-me, imaginando que estou a entrar no Céu! :)

Que beleza de postagem, Ana!

Um abraço.

Majo Dutra disse...

Não conheço Juromenha, mas já falava dela aos nove anos de idade, quando palreava
a lista das conquistas de D Afonso I aos mouros...
Um chão que foi regado por muito sangue... Gostei de o ver coberto de flores.
Compreendo perfeitamente o profundo amor dedicado a esta terra pelos seus nativos, ela é realmente especial.
Deixei uma mensagem no 'Encontro de Amigos'... Um domingo terno e feliz.
Até ao meu regresso. Um abraço.
~~~~~~~~~~~~~~

Graça Pires disse...

Que maravilha. Até eu senti o horizonte a queimar-me o olhar.
Tudo de bom.
Um beijo.

Jaime Portela disse...

Não conhecia o Sebastião Antunes e a Quadrilha, mas fui ao youtube e gostei do som e das interpretações que fazem.
A letra desta canção é maravilhosa, obrigado pela partilha.
Boa semana minha amiga.
Beijinhos.

Olinda Melo disse...


Querida Ana

Que maravilha de passeio.
As fotos documentam tudo, até
o perfume que aqui nos chega.
Beijinhos
Olinda