Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Homenagear Saramago é ler a sua obra


 

Em que língua se diz, em que nação,
Em que outra humanidade se aprendeu
A palavra que ordene a confusão
Que neste remoinho se teceu?
Que murmúrio de vento, que dourados
Cantos de ave pousada em altos ramos
Dirão, em som, as coisas que, calados,
No silêncio dos olhos confessamos?

                                                               José Saramago, in Os Poemas Possíveis



19 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

...mas também é divulgá-la
de forma militante. Eu fi-lo
durante dois anos, em cada domingo

(teu poema foi bem escolhido)

chica disse...

Lindo poema e homenagem! beijos, tudo de bom,chica

Manuel Veiga disse...

uma instante e oportuna verdade . ler Saramago - e um belo poema

beijo

Maria João Brito de Sousa disse...

Sou uma fervorosa admiradora de Saramago, não só enquanto romancista, mas também enquanto poeta.

Obrigada e um beijo, Ana!

Janita disse...

Eu não li toda a obra de José Saramago nem o homenageei, agora, no dia do centenário do seu nascimento, mas homenageei-o no ano passado com uma série de publicações que poderás ler ou reler, se clicares nas etiquetas com o seu nome, ou em "Poemas & Poetas", já que é como Poeta que o admiro.
Para o homenagear, escolheste um pequeno, mas muito belo poema.

Tudo de bom, Ana.
Um beijinho

Elvira Carvalho disse...

Eu tenho esse livro e já por mais de uma vez postei no Sexta, poemas de Saramago, tirados dele. Penso que a poesia dele está muito esquecida. Sabe que numa aula de poesia na Universidade Sénior, com 23 colegas, perguntei se conheciam poemas de José Saramago e apenas a professora conhecia.
Como romancista li apenas 4 livros. Não gostei do Memorial do Convento, e penso que se começasse a ler Saramago com esta obra não teria lido mais nenhuma. Adorei o Levantado do chão e A maior flor do Mundo. Também gostei da Jangada de Pedra. E em prosa foi tudo o que li.
Abraço, saúde e bom domingo

Mor Düşler Kitaplığı disse...

Good poem. I like Saramago's books. Thanks for sharing. Have a good day :)

J.P. Alexander disse...

Profundo poema te hace pensar. Te mando un beso.

Graça Pires disse...

Leio e relei José Saramago, sempre impressionada não só com a parte criativa como também com toda a reflexão a que nos obriga. Homenagear Saramago é mesmo lê-lo e divulgá-lo.
Gostei de ler aqui este poema.
Uma boa semana com muita saúde, minha Amiga Ana.
Um beijo.

São disse...

Concordo : a melhor homenagem que se pode fazer a quem escreve , é ler os seus textos.

Tive o gosto de falar com Saramago, mais do que uma vez, e espanto-me quando o dizem arrogante.

Que dirão, então , de Lobo Antunes?!


Minha amiga, grande abraço , boa semana :)

Marina Filgueira disse...

Un gran escritor Saramago, era un mago de las letras, he leído varios de sus libros y todos me deslumbraron. Gracias por traer algo de su legado a tu espacio.
Un saludo muy cordial

Luiz Gomes disse...

Boa noite minha querida amiga Ana. O The Maze é maravilhoso e muito seguro. Obrigado pela visita e comentários.

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

"O luar através dos altos ramos",
Segundo escreveu Pessoa,
Aos meus ouvidos entoa
Que nós nunca somos damos
No plágio, quando evocamos
Frases feitas e nem rimas
De verbo com verbo em climas
De conjugações iguais.
Verdadeiros imortais
Se imortalizam nos cismas.

Parabéns pela postagem. Tenho dificuldade em ler Saramago. E outros escritores modernos. Abraço fraterno. Laerte

Juvenal Nunes disse...

Fez bem em divulgar este texto de Saramago.
Parece-me que a sua obra poética é menos conhecida do que a sua prosa.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Vicky Cahyagi disse...

Great article and blog. Have a nice day

Jaime Portela disse...

Saramago deixou-nos uma obra notável.
Em prosa, poesia e noutros textos.
Tudo o que ele escreveu vale a pena ler e reler.
Continuação de boa semana, amiga Ana.
Beijo.

CÉU disse...

Saramago escreveu como só ele soube fazer. Parabéns pelo teu post.
Beijos.

Mariazita disse...

Bom dia, Ana
O meu blog continua em modo de “pausa” e penso que assim continuará por mais algum tempo.
Os meus planos de mudança de casa sofreram algumas alterações que levaram ao atraso da sua realização. Nem sempre as coisas são tão fáceis como inicialmente parecem, e, como tenho a actual casa “de pernas para o ar”, abrigando familiares que tinham as suas próprias casas… o ambiente e consequente disposição para alimentar o blogue não são os ideais.
Mas não percamos a esperança. Tudo se resolverá a contento, e a normalidade surgirá (não há quem ainda espere pelo regresso de D. Sebastião ?😊)
Entretanto… irei aparecendo sempre que possível – para mostrar que não vos esqueci, mas principalmente para que não me esqueçam 😉
Um saudoso abraço e até sempre.

Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Guma disse...

Adoro a criatividade dele, tudo o que dele me faz sorrir, pensar e aprofundar, me marcou e volta a surpreender a cada releitura. Ele inspira e sem dúvida alguma a melhor forma de lhe prestar homenagem, é ler sua obra e tal como fizeste aqui, dar-lhe vida.
Beijinho Ana