Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Ludicamente

 

Lisboa, 2024

    Percorro a cidade, ecos e vozes estalam contra o sol de Janeiro. 


Lisboa, 2024

   
    Há um descuido de urbanidade e decadência que um olhar mais atento desnuda. Desnorte subterrâneo onde os rumores se escondem.


Lisboa, 2024

    O olhar, farol do Amor, detém-se sobre os objectos amados. É a glória da Luz de olhares transformantes.


Biblioteca Nacional, Lisboa, 2024


    Os passos de regressos apaziguam os tormentos das almas inquietas.


Biblioteca Nacional, Lisboa, 2024

    "Bom dia"...familiar, ainda, este rosto que sorri, ou será a empatia que experimenta o desconhecido que vivo por todos os cantos do planeta? "Bom dia"...

    Ah, os livros...sempre os livros!

Acabou de sair a última versão

    Ocorre-me então mais uma tisana que sorvo com o aroma quente de uma amizade, neste lugar, tão presente! Bebam-na comigo, meus amigos:


"n.º 240 - Os livros quando são lidos por leitores apaixonados, alegres soltam suas folhas coloridas pelos ares da mente, guardião involuntário em todas as ocasiões. Este é um discurso cuja antiguidade reconstituo ludicamente enquanto escondo a ferida do tempo." Ana Hatherly


SINOPSE:
Estas Tisanas, pequenos poemas em prosa, foram um trabalho constante da vida literária de Ana Hatherly, iniciado em 1969. Durante a vida da autora, estes poemas conheceram várias publicações, sendo um grande número de novos poemas acrescentados e redigidos ao longo dos anos. A recolha que agora se apresenta tem por base a última revista pela autora, com um posfácio de Ana Marques Gastão.

As Tisanas são uma meditação poética sobre a escrita como pintura e filtro da vida. No seu conjunto formam uma espécie de cidade-estado construída pela escrita criadora... (Assírio&Alvim)



Já por aqui andámos juntas:




12 comentários:

chica disse...

Tão lindo passear por ruas, lugares assim..
Bons dias nos chegam ou são dados por nós...
Gostei do livro, parece ótimo...
beijos, linda semana! chica

Rogério G.V. Pereira disse...

Procuraste, de Lisboa, espaços e recantos sem outras preocupações que não fossem dar expressão poética às legendas que as acompanham. Fizeste bem!

Se fizesse o mesmo, eu iria fotografar a minha escola primária (Actor Vale), o bairro de Chelas (com cujas crianças brincava), a rua onde eu e Saramago vivemos (em diferentes tempos), a Praça Paiva Couceiro (onde a Biblioteca Itinerante da Gulbenkian parava)...

Esgotei todos os livros da carrinha que aí parava todos os sábados, anos sessenta...

Resisto a ir ler o que recomendas... todo o tempo disponível (e é tão pouco) dedico-o à escrita...

Beijo agradecido

Vicky Cahyagi disse...

Great blog and historical place. Success for your blog ok

Jaime Portela disse...

A urbanidade por vezes agride-nos.
E sentimo-lo aquando do regresso.
Boa semana querida amiga Ana.
Um beijo.

Graça Pires disse...

Passear por Lisboa. Foi o que fiz com as imagens que publicou. E quase entrei na Biblioteca Nacional que foi onde comecei a trabalhar.
Tudo de bom, minha Amiga Ana.
Uma boa semana.
Um beijo.

Maria João Brito de Sousa disse...

Bom dia, escrevo sabendo que a tarde já vai entradota :)

Há décadas - uma e meia, talvez - que não me passeio por Lisboa... Guardo-a dentro de mim, recolhida entre os folhos da bainha da sua saia que são as vilas praieiras da linha de Cascais.

Apetecem agora umas Tisanas bem quentinhas...

Um beijo, Ana!

São disse...

Graças pela informação.

Quanto a Lisboa, só vou por necessidade.

Aninhas , gostei das fotos e te desejo excelente semana.

Abraço carinhoso :)

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Ana, uma bela postagem.
Gostei muito das fotos e do texto.
Uma ótima semana,
Abraços.



Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Ana!
Lisboa é linda e ainda mais com um céu azul assim tão belo e firme.
E estão em pleno inverno...
Não conheci a Biblioteca Nacional.
Estive na Lello e uma outra ai.
Tenha um fevereiro abençoado!
Beijinhos com carinho

Juvenal Nunes disse...

Lisboa tem deliciosos recantos iluminados por belos candeeiros, tem o luminoso sol de inverno, tem o Tejo que se alarga no mar da Palha, os livros que alimentam as mentes dos sonhadores, tem a beleza de uma cidade capital que é a nossa.
Ludicamente, sabe bem evocá-la.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Passear por Lisboa, haverá algo melhor?!
Eu gosto de me perder em ruas e ruelas que conheço de cor, mas para mim há sempre algo novo a descobrir.
Gostei da postagem.
Muito boa semana com saúde e harmonia.
Um beijo
:)

Vanessa Vieira disse...

Que lindas as fotografias! Fiquei encantada! O livro também encheu meus olhos! Parece uma obra para se apreciar com o tempo!

Grata pela partilha, minha querida!