Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Viagem Cultural a Mérida


três ânforas romanas - Mérida


Iremos a Mérida, como no passado ali rumávamos todos os anos. Agora os tempos são ásperos, sem Latim nem representações improvisadas que atraiam alguns turistas curiosos. Os nossos alunos, pequenos césares, tinham um olhar esperançado para o futuro! Nós soltávamos gargalhadas em volta do lago de Proserpina, no almoço improvisado e, tu fotografavas tudo, como sempre.



forum - Mérida


Agora, nem nos resta o tempo do sonho. Burocratas convertidos, vamos remando contra este furor estruturalista sem capacidade semântica, desconstrução da Escola que construímos humanista e digna.
Os nossos alunos, porém, ainda nos querem ouvir e imitar...«melhores que o mestre», assim os queremos.
Não podemos desistir, mesmo trabalhando em dias sem aulas e viajando em tempos livres - ouviste!
Os nossos alunos ainda merecem entender que:

O Homem (ainda) é a medida de todas as coisas

arcos - museu - Mérida

Mérida é um município da Espanha na província de Badajoz, e cidade capital da comunidade autónoma da Extremadura, nas margens do rio Guadiana, de área 865,6 km² com população de 54894 habitantes (2007) e densidade populacional de 63,42 hab/km².

Fundada em 25 a.C. com o nome de Emerita Augusta, foi durante a ocupação romana uma das mais importantes cidades da Península Ibérica, capital da Lusitania. Possui vários testemunhos desse passado, tais como o Teatro e o Anfiteatro Romano entre outros. ( in wikipedia / fotos: Wikimedia).


2 comentários:

Platero disse...

Olá Ana

Estas tuas fotos trouzeram muito boas recordações de uma viagem que fiz a Mérida há uns anos em trabalho, mas que serviu também para conhecer um pouco melhor o conjunto de ruínas que estão impecavelmente tratadas.

obrigado pela recordação

um abraço

Bípede Implume disse...

Fui a Mérida há, talvez, uns cinco anos.Fui, em trabalho, ao Fluviário de Mora e depois de passeio a Mérida.
Fiquei maravilhada com o cuidado em preservar a História. Ficou prometido voltar lá. Vou esperar pelo bom tempo. Entretanto maravilho-me com as tuas fotografias.
Beijinhos.