Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

segunda-feira, 29 de julho de 2024

A professora de Latim

 

Joana de Barros Baptista

"Dotada de uma visão profundamente humanista, sensibilidade que cultivou ao longo de anos enquanto professora nos ensinos secundário e superior, Joana de Barros Baptista cedo abraçou a ação cívica", recordou a família. (imprensa)




Querida Professora.
    Eu sou aquela miúda alentejana que fazia, duas vezes por semana, o percurso de Ponte de Sor até à Faculdade de Letras em Lisboa para assistir às suas aulas de Latim - eram quase seiscentos quilómetros semanais. 
    Espantou-se de eu ser alentejana, assim tão branca e de olhos claros. Só me reconheceu a determinação silenciosa, quase com ar de fragilidade, que a planície nos confere. Falei-lhe nesta bastardia de tantos invasores que a genealogia comprova e a geografia oculta.
    Ic sum  , dizia-lhe à entrada. Receio que a voz não escondesse um certo tremor que o medo de falhar sempre acompanha. A velha cave da Faculdade vergava-se ao peso das Línguas Clássicas e, nós, os das Românicas tremíamos na desvantagem que o Latim nos impunha. O nosso amor era feito de Teorias Literárias e de Literaturas. Sei que o adivinhava e a sua voz apressada transitava para a cultura romana, bem mais fascinante.
    Nos dias de frequência para avaliação, ía mentalmente declinando palavras, conjugando intrincados verbos e revendo as tantas excepções às inúmeras regras. Ah ... o Latim! Quatro anos de estudo de uma Língua que se vai apagando na memória!
    Porém, tinha que me despedir de si, neste dia. 
    Bem-haja, por ter cruzado o meu caminho.
    A Deus, professora Joana de Barros.


                                                         Ana Maria

"Joana de Barros Baptista (Lisboa, 16 de setembro de 1935 — Lisboa, 28 de julho de 2024) foi uma professora e defensora dos direitos da mulheres, em Portugal. Participou na criação do primeiro mecanismo oficial para a igualdade entre mulheres e homens, em Portugal. Em 2021, foi condecorada com a Ordem da Liberdade." (Wiki)

14 comentários:

Fá menor disse...

Uma belíssima despedida, amiga Ana.
Há pessoas que nos marcam bem.
A Deus se eleve!

Beijinhos.

chica disse...

Linda e maercante despedida!
Bela carta !
beijos, chica

Rogério G.V. Pereira disse...

Nem todos terão sido marcados assim, por quem nos abriu o caminho, não apenas ao conhecimento mas também ao sentir...
Percebo o teu reconhecimento
na hora da despedida

(e ela era linda)

Beijos, de mouro

Majo Dutra disse...

Latim e Matemática...
Eu sofri as dores de ensinar a segunda...
Tenho ouvido contar que é preciso muita determinação e dedicação
para aprender latim, esforço que liga de forma especial o professor
ao aluno...
Simples, mas muito bela e tocante homenagem à sua professora.
Beijinhos
~~~~~~~
Eu estou a celebrar a Amizade no blogue de minha poesia...
~~~~

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de Paz, querida amiga Ana!
Estudei Latim para o Vestibular e foi o que me valeu para enriquecer nosso idioma.
Há professores que nos marcam para sempre.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

J.P. Alexander disse...

Es un bello homenaje. Hay profesores que nos marcan.Te mando un beso.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e uma excelente quarta-feira minha querida amiga Ana. Tive vários professores, que marcaram a minha vida. Sobre o seu comentário. Os bordados são lindos, mais a mensagem de preservação do meio ambiente, é maravilhosa. Um excelente mês de agosto.

Janita disse...

Uma homenagem que me comoveu, feita com reconhecimento e afecto.
Para além de muito bem escrita e descrita, uma característica que tens agarrada à pele.
Se a tua Professora de Latim a pudesse ler, iria também comover-se.
A vida é feita de partidas e chegadas, também.

Um beijinho, Ana.

Olinda Melo disse...


Querida Ana

É sempre triste ver partir pessoas que nos
marcaram, com ensinamentos e exemplo de
vida.
Uma homenagem que muito me tocou.
E cá estamos até chegar a nossa vez.
É a lei da vida.
Beijinhos
Olinda

Tais Luso de Carvalho disse...

Ahh, o Latim, Química, Física, Matemática...
jamais esquecerei! Mas fazia parte! Antes Literatura, História,
Geografia, OSPB, Biologia...
Também tive professoras inesquecíveis!
Linda sua homenagem, tantas que fizeram parte de nossas vidas!
Aplausos, Ana, pela sensibilidade e carinho que ficaram bem à mostra!
Um feliz fim de semana, muita paz e alegria.
Beijo.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Uma homenagem muito interessante.
Há professores que ficam na nossa memória para sempre.
O primeiro livro que publiquei dediquei à minha professora do Ensino Básico.
Mas tive outros professores de quem não me esqueci, e tive professores que também nunca se esqueceram de mim.
Gostei.
Bom fim de semana.
Um beijo
:)

Luiz Gomes disse...

Uma excelente tarde de domingo e um bom início de semana minha querida amiga Ana. Linda homenagem. Acho que eu escreveria um livro (não sou escritor), sobre os lugares que conheci e mais me tocaram o coração.

Jaime Portela disse...

Uma bela homenagem.
Há professores que o merecem.
Não estudei Latim, mas acho que é importante para melhor perceber a língua portuguesa.
Boa semana querida amiga Ana.
Beijo.

stella disse...

Un emotivo y precioso homenaje a tu profesora
me ha gustado muchisimo ver cuanto sentimiento y agradecimiento dejas en tus letras
Un abrazo