Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Siena Cénica

José Alves, Sena, 2009



José Alves, Sena, 2009

José Alves, Sena, 2009


José Alves, Sena, 2009

José Alves, Sena, 2009


José Alves, Sena, 2009

José Alves, Sena, 2009
José Alves, Sena, 2009

« Emoldurada entre colinas, a sul de Florença, esta pitoresca, e bem conservada cidade medieval, é um dos centros da Toscânia. Rival histórica da cidade dos Medici, Siena, é famosa pelas suas praças, igrejas e arquitectura. Visitar a catedral Giovanni Pisano, onde se encontra a maravilhosa estátua de Maria Madalena, é obrigatório. Caminhar pelas ruas de Siena, é passear pela história. Com a loba romana como símbolo, omnipresente, em estátuas e soleiras de portas, ou em brasões que enfeitam as varandas, vigia segura e com olhar maternal, os turistas que vagueiam pela cidade.

Siena, é provavelmente das mais belas cidades de Itália, com enquadramentos cénicos, dignos de horas de película gasta. Totalmente cercada por muralhas, maravilhosamente preservada, Siena é um dos mais belos legados da história medieval. Passear pelas suas ruas, deixar-se invadir pela sensação de pequenez quando entrar na Piazza d’il Campo, onde se realiza o Palio, a mais bela praça central de Itália, ou então, subir até a Duomo, perder-se nas ruinhas estreitas e sinuosas e olhar o pôr-do-sol, que se esconde por trás da fortaleza. Por fim subir do casco velho, até a Fortaleza sobranceira e olhar lá em baixo, Siena espraiar-se por entre ruinhas e ruelas, que como artérias, alimentam a cidade em direcção ao coração, a Piazza d’il Campo.

Capital da República de Siena em tempos idos, Rival de morte da vizinha e poderosa Florença, com quem discutia o predomínio da Toscânia, mas em verdade se diga que a cidade da Loba não é Florença, mas também a cidade dos Médici, nunca será Siena!» - zeroazero.pt


5 comentários:

Janaina Amado disse...

Amiga Ana, Siena é realmente lindíssima. Foi uma das minhas belas surpresas na Itália, não a imaginanava tão deslumbrante, já que outras cidades são mais faladas.
Você já voltou ao batente? Um grande abraço brasileiro.

Luma Rosa disse...

Adoraria andar por essas vias estreitas e ao final assistir ao por do sol! Beijus

Bípede Implume disse...

Tenho outra filha, Luisa, ligada às Artes, que esteve em Florença e voltou de lá apaixonada. Se tivesse conhecido Siena, possivelmente, mudaria de opinião.
Olá minha querida Aninha, estou de volta. Lindas fotos.
Que beleza... tudo.
Beijinhos.
Isabel

Margarida disse...

Adoro mesmo, mas mesmo, as fotografias. estão fantásticas!
Beijinhos e até breve

ETERNA APAIXONADA disse...

Uma viagem para deixar o coração aqui mais sonhador!
Lindas imagens.
Beijos