Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Saudades gregas



Grécia - José Alves, 2008

Sempre estarei na Grécia como quem regressa a casa, por isso não entendo o lastimável discurso vigente - esta pobre «doxa» que nos mergulha numa profunda escuridão cultural e civilizacional. 
«Nós não somos os gregos», repetem homens que nem ler grego sabem, por certo. Sim, não somos. Habitamos um rectângulo em ruínas e a pior de todas é a cultural. Dela decorre a verborreia discursiva que desconstrói a nossa sociedade.



Sempre estarei na Grécia como quem regressa a casa...

10 comentários:

Margarida disse...

Haveremos de nos levantar todos. Nunca fui à Grécia, mas é por essa sua paixão que um dia lá haverei de ir, para confirmar essa beleza que sempre descreve quando fala no seu país de eleição.

Beijinhos com saudades,
Sara

São disse...

Desgraçadamente nunca fui à Grécia e , por este andar, duvido muito que lá vá...

Por essa estúpida falta de solidariedade com a Grécia é que estamos todos neste sufoco!

Bons sonhos, Anita

Fê blue bird disse...

Saudades de um tempo que a história merecia respeito.

beijinho amiga Ana

Pérola disse...

Uma luz que corta a respiração.

Lindo!

beijo

Bípede Implume disse...

Querida Aninha
E volto e encontro ali uns olhos verdes a fitarem-me com uma imensa paz.
E fico logo bem disposta.
Grécia só conheço por um sem número de fotografias que amiga minha, também apaixonada pela ilha maravilhosa, me mostrou.
Somos todos gregos.
Beijinhos
Isabel

Luma Rosa disse...

Oi, Ana!
A Grécia pode ser um estado, um sentimento que guarda de bem-estar.
Tenho lugares que também me provocam, mas opto por não estar, até para não destruir o sentimento que tenho pelo lugar. Para não decepcionar, prefiro resguardar os sentidos.
Bom fim de semana!!
Beijus,

vieira calado disse...

Sabe, estive 3 meses na Grécia
e fiquei também adorando esses lugares e a gente.
E muito me custa ver os imbecis (que ainda não pagaram a astronómica dívida de guerra) aparecerem a demonstrar o seu enorme desprezo por uma civilização onde estão todas as nossas (e as deles!) raízes, culturais, éticas e científicas.
Bom fim de semana!
Bjsss.

Petrus Monte Real disse...

Ana,

Sinto que, como português,
tenho uma dívida para com a Grécia,
berço
da cultura clássica.

E também lamento
a ignorância
que grassa no meio desses
que se se julgam
novos "donos" do mundo,
mas que, seguramente,
não o são!
Um dia irei
aonde nunca fui.
Bom domingo
Bjs

Nilson Barcelli disse...

Já estive na Grécia várias vezes. De férias e por motivos profissionais. E gostei das pessoas. Para além disso, muito da nossa cultura veio daqueles lados...
Tal como nós, eles foram, e continuam a ser, vítimas da selvajaria do capital sem pátria nem lei.
Ana, minha querida amiga, desejo-te um bom domingo.
Beijo.

Mar Arável disse...

Somos Gregos
estamos gregos
Vamos libertar-nos
menos das memórias
que alimentam amanhãs