Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

«Porque temos uma obrigação»

Fundação José Saramago

« As minhas palavras são de agradecimento. A Fundação José Saramago teve uma ideia, louvável por definição, mas que poderia ter entrado na história como uma simples boa intenção, mais uma das muitas com que dizem estar calcetado o caminho para o inferno. Era a ideia editar um livro. Como se vê, nada de original, pelo menos em princípio, livros é o que não falta. A diferença estaria em que o produto da venda deste se destinaria a ajudar as vítimas sobreviventes do sismo do Haiti. Quantificar tal ajuda, por exemplo, na renúncia do autor aos seus direitos e numa redução do lucro normal da editora, teria o grave inconveniente de converter em mero gesto simbólico o que deveria ser, tanto quanto fosse possível, proveitoso e substancial. Foi possível. Graças à imediata e generosa colaboração das editoras Caminho e Alfaguara e das entidades que participam na feitura e difusão de um livro, desde a fábrica de papel à tipografia, desde o distribuidor ao comércio livreiro, os 15 euros que o comprador gastará serão integralmente entregues à Cruz Vermelha para que os faça seguir ao seu destino. Se chegássemos a um milhão de exemplares (o sonho é livre) seriam 15 milhões de euros de ajuda. Para a calamidade que caiu sobre o Haiti 15 milhões de euros não passam de uma gota de água, mas A Jangada de Pedra (foi este o livro escolhido) será também publicada em Espanha e no mundo hispânico da América Latina – quem sabe então o que poderá suceder? A todos os que nos acompanharam na concretização da ideia primeira, tornando-a mais rica e efectiva, a nossa gratidão, o nosso reconhecimento para sempre».
José Saramago

6 comentários:

Meg disse...

Ana,

Jé tinha conhecimento e acho uma iniciativa muito louvável.
Como esta, outras se impunham, mas ainda acredito que mais se venham a verificar.
Haiti é uma obrigação de consciência para a humanidade.

Um beijo

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
Uma boa maneira de ajudar.
Dares este texto a conhecer, também estás a ajudar.

Beijinhos
Sonhadora

Gerana Damulakis disse...

Postamos a mesma coisa. Baita coincidência! Bjo.

Dalva Nascimento disse...

É... coisas boas ainda acontecem! Sonhemos, então! Ótimo post!

Beijos, Aninha.

João Santana Pinto disse...

Sempre de louvar esforços comuns.

Não faltaram aqueles, gritando do fundo de suas entranhas, possam vir a lançar criticas a uma ajuda internacional quando muito ainda há a fazer no nosso País.

Perante tamanha calamidade, a solidariedade internacional, sempre insuficiente, é o caminho a seguir e só então o fenómeno globalização pode atingir significados honrosos.

Abraço

nydia bonetti disse...

Que bom seria se todos fizessem sua parte, não Ana? Que muitos sigam o exemplo.

OBS: O poema visual é da Mercedes (Cosmunicando), numa montagem do Fernando Cisco Zappa. Também achei bárbaro. Eu sou incapaz de qualquer arte. Infelizmente, como se diz por aqui - neguei a raça - Venho de uma famíla de artistas, escultores, mas não herdei o dom. Apenas admiro. :) Beijo!