Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

sábado, 11 de junho de 2011

Partir é crescer...


Obrigada, 12.º D

Férias de ponto. Salas desertas. A seguir serão os exames. Pautas afixadas em linhas de expectativa. Alguns tremores, um frio fininho no estômago. Olhos marejados pela emoção da partida. Avisei sempre, porque sei na primeira pessoa. Não vos sei dizer como acontece...é experiência de primeiro voo, é perder-se na planície em dia de Verão com o vento suão troando e confundindo. O súbito tom mais alto, a pergunta incómoda e directa, o sádico olhar felino do mestre, a autoridade, a intransigência até ao limite das datas e dos dias marcados, cronometrados...
Férias de ponto. Subitamente caiu a máscara. Olhar transformante. A T. chorava e dizia, « mas a professora tem os olhos marejados.» 
E agora? Tinha que ter. Tenho que deixar aqui o vosso testemunho, pois nos dias que correm só passam mensagens escuras sobre o ambiente que se vive na Escola pública portuguesa. Quem vos garante que assim é?  Experimentem ler e depois digam-me se os nossos jovens não são generosos  e dignos:



Obrigada, alunos de LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA!


Ana


16 comentários:

Andradarte disse...

Orgulho de dever cumprido???...
Não me atrevo a comentar...Parabéns
professora...
Beijo

MARU disse...

Enhorabuena Ana, para ti y tus alumnos-
El oficio de maestra, de enseñanate, es uno de los más bellos del mundo. Como los médicos, enfermeras está dedicado a ayudar a los demás en su tránsito por la vida.
Ellos ayudan en el bien estar físico y vosotros en el bie estar y crecimiento intelectual.

Formáis los hombres y mujeres que conformarán la sociedad que estará al frente del mundo en los próximos años.

Junto con los padres, construimos los pilares de una nueva sociedad, que seguro sabrán hacer las cosas mejor que nosotros.

Así que mi más profunda admiración para ti, reitero mi felicitación a tus alumnos por poder disfrutar de tus enseñanas y mi esperanza y certeza en que la juventud que salga de esas aulas sabrá hacer de este mundo un sitio habitable y más justo,
Felices vacaciones a todos, un merecido descanso para en el nuevo curso retomar el camino al futuro con renovadas ilusiones.

Besitos, querida amiga.

Ana Tapadas disse...

Orgulho, talvez sim...mas cede o orgulho à gratidão.
bjs

helia disse...

Profesor/a é uma profissão maravilhosa quando bem cumprida!E a gratidão e o reconhecimento pelo cumprimento do nosso dever é muito compensador.

Olinda Melo disse...

Olá, Ana

Sim, partir é crescer...e crescer também dói, não é?
Adorei a carta que os seus alunos lhe escreveram.

Parabéns.

Beijo

Olinda

P.S.Vou 'andar' um pouco por aqui, a pesquisar. :)

Mel de Carvalho disse...

Ana,
são (e sei por experiência própria) momentos como estes que gratificam o nosso caminhar. E que, simultâneamente, nos impulsionam à melhoria constante, à actualização, e, acima de tudo o mais, a olhar cada um na justa medida da sua necessidade - pelo prisma da equidade.

Fica um beijo e boa semana
Mel

sofia disse...

Muito bonito mesmo ! :)

Margarida disse...

Tudo o que havia para lhe dizer foi dito, quer nessa carta, quer ao longo dos 3 anos que passou connosco. É o fim de uma etapa, mas não é só para nós. A professora acaba assim mais um ano lectivo e quando der por si este seu 12ºD já é um pontinho pequeno lá bem ao fundo.
Espero que consiga fazer muitas mais turmas feliz, como nos fez a nós. Felicidades.

Beijinhos,
Sara

Fê blue bird disse...

Minha querida amiga:
Estou sinceramente comovida, pelas flores, pela maravilhosa carta, mas principalmente pelo reconhecimento e saber destes teus jovens alunos.
Temos futuro!


Beijinhos

Bípede Implume disse...

Querida Aninha
Esta é a verdadeira recompensa. A vida é madrasta por causa dos tempos que temos, mas no meio do deserto, um oásis. Também fiquei um bocadinho, chuif ... chuif.
E nesta mensagem vemos para além dela. Parabéns, fico muito feliz por ti.
A fotografia de Évora tão linda.
Beijinhos e boa semana.
Isabel

irneh disse...

Amiga,

Merecidíssimas, quer as flores, quer as palavras! És, de facto, um ser merecedor de todo esse reconhecimento. Um exemplo de profissionalismo, de equilíbrio, de sensatez.
Os teus alunos também merecem uma palavra: diferentes, porque humildes. Que os outros possam seguir-lhes as pisadas.
Beijinho

Unknown disse...

Parabéns, Ana

Elogios tão rasgados s~ºao excelente sinal.

Gostaram do teu trabalho, dos teus afectos.
os miúdos podem ser tudo, de acordo com a idade, mas na hora da avaliação também são verdadeiros.

Bjs

Associazione Culturale Luís de Camões disse...

Magnifica Ana! Muitos PARABÉNS!

Também agradecemos a todos os amigos, seguidores e parceiros que celebraram connosco o “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”. Muito obrigado a todos pela participação!
Os vossos comentários, e poemas, muito nos sensibilizaram demonstrando tanto amor e carinho pela nossa Associação. Ficamos muito honrados e felizes!

Luís Vaz de Camões foi um grande poeta universal, humanista, autor da única epopeia da era moderna, “Os Lusíadas”. Para o professor Helder Macedo “Camões foi o primeiro poeta europeu com experiência direta de nações e de culturas tão diferentes da nossa quanto eram então as da África, da Índia, da Indochina. Celebrou o encontro do Brasil a Ocidente. Depois das viagens pioneiras dos portugueses, tinha deixado de haver apenas Europa na consciência europeia. Ele foi o pioneiro da moderna consciência universalista”.
Através da nossa Associação, queremos divulgar a sua obra em Itália e continuar a integrar a nossa Associação no panorama cultural português.
Sempre estaremos ao vosso lado!

Abraços
Domenico Condito
“Associazione Culturale Luís de Camões”

Anónimo disse...

Esse é o maior um dos maiores prémios que o mestre pode receber do aluno. O outro é vir a tê-lo como seu par.
Orgulhemo-nos do ensino que faz PESSOAS, e dos seres que descobrem as PESSOAS que existem em cada ser.
abraço do vale

Anónimo disse...

Todas as palavras são insuficientes para descrever estes últimos 3 anos. Com muitos altos e baixos. Mas principalmente com uma mão cheia de mudança, principalmente para mim, que melhorei como pessoa. Agradeço-lhe por isso professora! E também por tudo o que aprendi. Agora vou voltar para o querido Português (foi só uma pausa pequenina). Vamos ver-nos em breve. Beijinho e muitas felicidades :)

AnaMar (pseudónimo) disse...

São sim!!!!!!!
Mas dependem tanto dos Professores que têm:-))

parabéns por ser uma dessas Professoras. Que nos abre janelas do mundo e que ficam para sempre nos nossos corações