Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

sábado, 6 de dezembro de 2008

100 anos de Manoel de Oliveira - parabéns!

Manoel de Oliveira

Lisboa, 06 Dez (Lusa) - A comemoração dos cem anos do realizador Manoel de Oliveira está a ser acompanhada por uma televisão privada japonesa para um documentário a estrear no Japão em Março, disse hoje à Lusa o realizador Mitabi Kobayashi.

Uma equipa da estação de televisão japonesa Wowow chegou hoje a Portugal para acompanhar o realizador português nos dias que antecedem a celebração do seu centésimo aniversário, marcado para 11 de Dezembro.

"Queríamos fazer um documentário sobre os cem anos de Manoel de Oliveira, porque os japoneses conhecem bem o seu cinema, assim como o do Paulo Rocha", disse o realizador japonês.

A estação de televisão japonesa marcou presença na conferência de imprensa de Manoel de Oliveira, hoje em Lisboa, onde estiveram dezenas de jornalistas portugueses e estrangeiros, entre os quais representantes da BBC, TVE, agências EFE, Ansa, Reuters, Associated Press e France Press.

Os repórteres do canal privado nipónico vão estar em Portugal até ao dia 16, seguindo os passos de Manoel de Oliveira, que está actualmente a rodar o filme "Singularidades de uma rapariga loura", a partir de um conto de Eça de Queirós.

SS.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-12-06 15:15:04



Vale a pena citar.

3 comentários:

comboio turbulento disse...

Bem merecidos os parabéns. Fiquei impressionado com a exposição sobre a sua obra, no Verão, na Fundação de Serralves, e com os filmes que vi. "Francisca" e "Douro, faina fluvial" são inscríveis de beleza: o primeiro delicado e o segundo cheio de força.

Flor ♥ disse...

Bom dia, meus queridos!

Chegamos ao grande dia da Blogagem em homenagem a Florbela Espanca.

Tanto ansiei por este dia, e eis que, por caprichos do acaso, desde sábado estou com problemas sérios de conexão, e hoje estou aqui graças ao PC de uma Lan House... Cheia de vontade de ler os seus posts, que tão carinhosamente estão sendo publicados, mas por hora impossibilitada... A presença do técnico está marcada para hoje às 16.00 h. Espero que tudo volte ao normal para que possa, além de me deliciar com as suas postagens, publicá-las no Interlúdio com Florbela, como uma pequena forma de agradecer pelo carinho de vocês... Conto com a compreensão de todos... Beijos!

Flor ♥

Hipatia disse...

Obrigada por este post, Ana. He leído "Singularidades de uma rapariga loura", y el Misterio de la Carretera de Sintra, de Queiroz, un gran escritor.
Un saludo desde la Enterprise.