Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Eclipse

Açores


Com nuvens no horizonte rumo à capital. O sol de Inverno aturde e consola. As nuvens só povoam as esperanças e a luz desta manhã não aquecerá a noite fria por vir. O horizonte plasma-se no futuro incerto e é por causa disso que fujo.
O café forte bebido à pressa, no pátio, fez-me reparar que alguns gerânios resistiram às frias geadas e talvez eu desperte para novas esperanças.



Por hoje, deixo para trás a pasta e as provas e vou afogar-me na luminosa e decadente capital de um naufrágio de memórias. 
Colombo já não é disputado nem viaja e reparo, aturdida, numa placa extraordinária:
  

http://jornalismodigital.net/wp-content/uploads/2008/12/trblho-digital-0091.jpg
Centro Comercial

Observo os tipo humanos, folheio livros, experimento uma miscelânea de odores de comida e perfumes e vou-me enfastiando devagar. Porém, um felino como eu também precisa comer,
- « Πορτογαλία»*, digo
A fuga tinha que ser para outras latitudes, cogito.

  

eclipse, 2007


* Portugália - assim pronunciam os gregos o nome do nosso país.



fotografias: José Alves

7 comentários:

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Boa estadia na capital...as flores são lindas...senti o cheiro delas, mesmo daqui...são as memórias.

Beijinhos com carinho
Sonhadora

Bípede Implume disse...

Querida Aninha
Bem-vinda a esta Lisboa que tirita. Não, não quero dizer tiririca, embora me faça rir.
Bem, pelo menos a gripe já lá vai.
A fotografia da Terceira deixa-me nostálgica.
Bom fim de semana amiga se possível com muito sol...
Beijinhos.
Isabel

vieira calado disse...

Olá!

E sabe que em iraniano se diz Portugal de maneira idêntica...
e que também pode ser laranja!
Alíás, portucalada, em grego falado,

é laranjada!

Saudações poéticas
a fechar o interesse que seu texto me provocou.

Dalva Nascimento disse...

Que sua viagem tenha sido cheia de sol...

Bjs.

Luma Rosa disse...

Primeiro, um bom pretexto para se beber um café.
Segundo, para onde gostaria de fugir? ;)
Boa semana! Beijus,

Unknown disse...

Boa noite, Ana

Atribui-te um prémio.
Contrapartida: replicares as nomeações.
Bjs

Nilson Barcelli disse...

Já tinha acabado de ler a história do guizo no gato e o post desapareceu...
Se calhar foi o gato que o comeu... eheheh...
Beijos, querida amiga.