«De 14 a 16 de Maio, o Centro Histórico de Avis transforma-se num mercado medieval que leva os visitantes a experienciar os sons, as cores e os sabores do período áureo da Ordem de Avis.
Ao longo de três dias, centenas de figurantes trajados a rigor dão vida à recriação histórica das vivências da Idade Média, onde Nobreza e Povo se cruzam, criando um ambiente marcado por imponentes cortejos, por constantes momentos de música e dança da época, surpreendendo com as animações dos saltimbancos ou as demonstrações de bravura dos cavaleiros nos torneios e duelos, num espaço envolto na mística de tempos distantes.
As diversas barraquinhas espalhadas pelo recinto convidam a provar os sabores medievais e a conhecer o melhor dos produtos locais.
No programa da Feira, marcado por actividades constantes, destaca-se a recriação de alguns momentos da História de Portugal ligados à incontornável figura de D. João I e da Ordem de Avis, bem como a participação de diversos grupos internacionais que fazem deste evento um palco de cultura internacional. De destacar também a participação activa de associações, colectividades e produtores do Concelho que, em conjunto com as crianças e jovens das Ludotecas Municipais e do Agrupamento Vertical de Escolas de Avis, contribuem para o enriquecimento deste evento emblemático.
Pelo segundo ano consecutivo, a Feira Medieval de Avis integra o projecto European Routes from Order’s Patrimony and Heritage (EUROPH), desenvolvido em parceria pelo Município de Avis, o Centre de Conservation du Livre, de França, e a Comune de Pievepelago, de Itália, no âmbito do programa Cultura 2007 – 2013 da União Europeia. Evidencia-se, assim, a vertente cultural subjacente a este evento, através do qual se pretende contribuir para a valorização do Concelho de Avis, nomeadamente do património arquitectónico e cultural associados à Ordem Militar de S. Bento de Avis».
Site da CM de Avis
12 comentários:
Viajei tão pouco, Ana... ando viajando com você. Este chá me deu água na boca. :) Beijo.
Minha querida Ana
Deve ser interessante, vou-me contentando em viajar nas belas fotos das tuas viagens.
Beijinhos
Sonhadora
Cá no burgo também temos essas feira.
O problema é que a população pouco ou nada adere...
Uma lástima!
Bjs
São 4:53.Da manhã.Tou a desenhar e de vez em quando dou salto até aos blogues conhecidos...
Vou fazer um chá de menta...mas não tenho bolos de amêndoa...só bolachas!
Beijinho Ana
Lindo reportagem.
Bom semana, Ana.Beijinhos.
E eu queria ter ido !
Beijinho
Ana que privilegio é poder participar........vivenciar.
grata por compartilhar dessa festa.
afagos
(fiquei na vontade do chá e do bolo (humft)
Iniciativas como essa são sempre de louvar.
Ganham a cultura e os produtores locais.
Querida amiga, boa semana.
Beijo.
Queria tomar o chá também. Que bacana deve ter sido, Ana.
As reconstituições históricas de certos ambientes são sempre meritórias.
A aposta das Autarquias nesses certames tem merecido o carinho e a adesão das populações que acorrem e parecem vir de lá gratificadas.
Óptimo!
Bjs
E eu gostaria muito de experimentár esses biscoitos de amêndoas. Muito interessante evento. Bjinhos, minha amiga.
Que beleza, viajei no tempo.
Bjao
Enviar um comentário