Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Nenhures


Califórnia, Ribatejo


Enquanto, hoje, atravessava a Califórnia, ironia materializada, ouço uma notícia que bem reflecte o perigoso jogo de reflexos em que o Mundo se revê.


O Globo, 17/01/20


E...de um lado a bandeira pátria...e do outro lado a cruz de Lorena, símbolo da fé de Roberto Alvim. 
Estranhos e perigosos andam os tempos!


Como quando Fernando Pessoa afirmou:

«A arte suprema tem por fim libertar...

A arte suprema tem por fim libertar — erguer a alma acima de tudo quanto é estreito, acima dos instintos, das preocupações morais ou imorais.
A arte nada tem com a moral, quanto ao fim; tem, quanto ao conteúdo.
Toda a arte deve dar prazer — o tipo de prazer é que varia. A arte inferior dá prazer porque distrai, liberdade porque liberta das preocupações da vida; a arte superior menor dá prazer porque alegra, liberdade porque liberta da imperfeição da vida; a arte superior dá prazer porque liberta, liberdade porque liberta da própria vida.
Um assunto sexual deve ser tratado em arte de modo que não suscite desejo. Para suscitar desejos, serve melhor uma fotografia pornográfica.»
13-10-1914?
Páginas de Estética e de Teoria Literárias. Fernando Pessoa. (Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1966.
  - 53.








4 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Algures...

"Constitui um direito à liberdade que um artista concentre exclusivamente o seu talento e a sua criatividade na busca de novos valores formais: o da cor, do volume, da musicalidade, da linguagem. Essa atitude tem conduzido a enriquecimentos e descobertas dando vida à obra por virtude dos novos valores formais conseguidos.

Constitui também um direito à liberdade que um artista parta à descoberta de novos valores formais (da cor, do volume, da musicalidade, da linguagem) com o propósito de os tornar adequados e capazes de levar à sociedade, ao ser humano em geral, uma mensagem de alegria ou tristeza, de solidariedade ou de protesto, de sofrimento ou de revolta, em qualquer caso, como é de desejar de optimismo e de confiança no ser humano e no seu futuro."(pp.20-21)


"Quando se fala de uma arte voltada para o povo, para a sua vida e as suas aspirações e da mensagem que o artista, com a sua obra, leva ao povo, não se pretende que, no domínio da arte e da criatividade artística, o povo seja apenas objecto e destinatário. O povo é também autor, é também criador de valor estético. A criação popular funde o talento individual com o talento colectivamente considerado." (p.111)

"A imaginação artística dos povos envolve gerações, num quase inimaginável longo processo criativo, que, mantendo vivas mesmo que não evidentes as origens, as enriquece e traduz com elementos e valores estéticos novos." (p.111)

"Arte é liberdade. É imaginação, é fantasia, é descoberta e é sonho. É criação e recriação da beleza pelo ser humano e não apenas imitação da beleza que o ser humano considera descobrir na realidade que o cerca."(p.201)

"(...)É bom que jamais percam a necessidade e o gosto de escrever, de pintar, de tocar um instrumento, de mesmo em silêncio, sem assim se chamarem, continuarem a ser artistas."(p.202)

Álvaro Cunhal

Editorial Caminho, Lisboa, 1996

Maria João Brito de Sousa disse...

<3

Majo Dutra disse...

Os labirintos da política no Brasil estão cada vez
mais complicados e nebulosos.
Um grande sofrimento para todos os habitantes.

Beijinho, Ana
~~~~~

Ulisses de Carvalho disse...

Ana, que bom ver por aqui também uma citação sobre esse episódio infeliz, ontem mesmo em meu blog eu havia publicado um texto sobre esse tema. Quem olha apenas superficialmente não se dá conta da gravidade do que isso representa, são ventos que trazem obscuridade ao mundo, essa que parece se alastrar de tempos em tempos de um país para o outro, e prova disso é que há no Brasil, como em tantas outras partes, gente que se inspira na Alemanha dos tempos de Hitler e Goebbels. Inspirador, para mim, é Fernando Pessoa! Esse, sim, merece ser levado sempre em conta! Um abraço.