Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

sexta-feira, 31 de março de 2023

31 de Março, em Castelo de Vide

 

Jorge Martins


    Desde há muito tempo que o trimestre da Primavera me escapa. É Sul que me atropela! Silencia-se o blogue, por excesso de vida e, nos últimos anos, também de morte...são de Abril os meus mais queridos. Partiram, assim, entre flores no Outono das suas vidas. Talvez essas memórias íntimas e de pensamento recorrente me bloqueiem o estro rudimentar...
    As escolas atolam-se de burocracia, agitam-se de medos e desconforto, numa profissão que deveria ser livre, na sua beleza diversa, e suficientemente remunerada para atrair os que a amam e precisam, a um tempo, de ganhar o seu pão. Mas tudo se tornou imposição, complicação, desnorte! Curiosamente, os alunos caminham para um analfabetismo de diversas ordens. Sinais dos tempos. 
    O Alentejo clama por mim e o exterior é, agora, o habitáculo por excelência. Jardim, pátio, parque, charneca, planície, meu amor...
    Hoje, deixo apenas o sonho do respeito mútuo, da tolerância, do ar sereno...talvez um pouco triste pelos atropelos da recordação e, também, da memória dos dias da intolerância. O Alentejo não esquece.
 
   



"Desta água não beberei."


15 comentários:

Majo Dutra disse...

Foi um prazer voltar a ler a sua simpática e excelente prosa em tom confessional...
Desejo-lhe um bom fim de semana, férias relaxantes e um Abril excelente e muito feliz.
De facto a palavra Abril soa-nos a uma grande luta por uma elevada causa...
Se puder passar pelo meu 'blog' -- 'Convívio dos Poetas' -- gostava de saber a sua opinião.
Abraço grande.
~~~~~~

Rogério G.V. Pereira disse...

Meu Sangue Mouro, saiu daqui
comovido
ao ter lido

Beijo amigo

Maria João Brito de Sousa disse...

Também eu tenho uma costela alentejana por parte do meu avô materno, mas que importa isso se tão forte foi o impacto visual desse Memorial e se a sua prosa em tom confessional me tocou tão profundamente?

Um beijo, Ana!

J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion de una realidad que nos sobrelleva . La inteligencia del humano parece estar retrocediendo mientras nos aferramos a un mundo virtual cada vez superficial y juzgón. Te mando un beso.

Graça Pires disse...

O Alentejo não esquece e nós também não esquecemos. Junto-me a essa memória que têm os que ainda sabem o que ficou na História. Para sempre.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

São disse...

Ninguém esquece, principalmente se tiver lido obras sobre os Cátaros e os crimes horrorosos da perversa instituição inventada por Domingos de Gusmão e que ainda hoje existe , embora com outra designação e queimando vidas em vez de corpos.


Minha amiga, forte abraço e serena Serena Santa.

São disse...

Não sei se o anterior comentário ficou.

São disse...

Claro que é serena Semana Santa!

Beijinhos

Maria Rodrigues disse...

Uma profunda e sentida reflexão.
Se não houver nada à contra, espero ir fazer uma visitinha ao Alentejo no final do mês, não será a Castelo de Vide, que já tive o prazer de conhecer, mas mais para o sul, para a zona de Mertóla.
Beijinhos

Maria Oliveira disse...

Um abraço profundo para Castelo de Vide, concelho que me viu nascer. Abraço.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

O Alentejo não esquece nem nós podemos esquecer.
não tenho raízes alentejanas, mas o Alentejo está em meu coração.
gostei de ler a prosa.
desejo que tenha uma Boa Páscoa com saúde e harmonia.
Beijinhos
:)

Juvenal Nunes disse...

A religião, qualquer religião, assenta no princípio do bem. Contudo a humanidade tem-se digladiado, ao longo dos tempos, por intolerâncias assentes em diferentes princípios de fé, e atá quando?!...
Abraço solidário.
Juvenal Nunes

Jaime Portela disse...

A inquisição espalhou-se pelo país inteiro, embora nuns sítios mais que noutros.
Está quase tudo mal nas escolas. Os alunos aprendem cada vez menos e os professores nunca andaram tão descontentes. Sendo os sucessivos ministros da educação quase todos professores durante décadas...
Feliz Páscoa, minha amiga Ana.
Um beijo.

AC disse...

A educação, tal como a saúde, são sectores de resistência a quem quer minorar as conquistas de Abril. E são tantos os arremessos!
Que o seu Alentejo se mantenha sul sereno, Ana!

Um beijinho :)

Guma disse...

Semeemos bons sonhos para que possamos colher boas realidades.
Acho que se confundem as coisas, mas podiam ser fáceis de entender se pensarmos a educação em casa e ensino nas escolas. Só que não, os pais depositam filhos na escola, os filhos que quiseram, mas agora afinal atrapalham, como se os professores é que tivessem a obrigação de os educar.
.
A serenidade das planícies, os montes louros que não esquecem, te sejam sempre amenos e te sintas abraçada, confortada e em sintonia.
Beijinho e um kandando com amizade.