Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

terça-feira, 5 de março de 2024

Volição

 

Humildade · Charles Edward Perugini

     Ser o que sonhámos ser deveria ser o desígnio de cada um. Agradeço ao Criador ter tido essa força de vontade, apesar de não me ter sido fácil.
    Escorregamos pela vida e o íntimo sentimento de paz e de tranquilidade habita-nos, mesmo quando um estranho mundo se nos apresenta, perene de violência, turbação e desatino mental generalizado. 
    Dizem-me amiúde que este não é o tempo dos sonhadores nem dos idealistas. Porém, eu, adepta da volição, recuso-me ao desencanto e à ruína, ou ao materialismo economicista no qual um mundo a preto e branco se vai rabiscando de forma desenfreada. 
   O Homem, medida austera de todas as coisas, precisa reconstruir-se e, antes de tudo, Ser, na construção existencial e não existir somente como fruto das circunstâncias externas de momento.
    Cada decisão, como fruto do velhinho e sempre actual "Querer é Poder", resulta de uma profunda humildade consciente. Assim, a cada dia o sonho de um Mundo melhor, talvez ainda se concretize para os vindouros. Não tenho a certeza de que se conheça, hoje, entre a maioria dos jovens, o significado da palavra volição.




13 comentários:

chica disse...

Tela linda e teus escritos muito agradam sempre.
Bom quando temos essa força de pensamento .Gostei da humildade consciente...Bem verdade...Isso nos ajuda muito...
Ótimo dia! beijos, tudo de bom,chica

Maria João Brito de Sousa disse...

Não sei exactamente porquê mas ler este seu Volição e olhar a tela de Perugini trouxeram-me uma ainda maior serenidade... E eu que sei e não duvido de quanto nos podem esmagar ou libertar, as circunstâncias externas de momento...

Eu, sozinha, não reconheceria a palavra volição, mas a minha Musa logo ma soprou ao ouvido.

Um beijo, Ana!

Janita disse...


Poderia esperar este texto de toda a gente, menos da esclarecida e erudita Ana Tapadas.
Acredite se quiser, mas não, não estou a ser irónica.
Fazer a apologia da humildade ao mesmo tempo que afecta sapiência?

Eu não acredito na humildade, nem gosto nada do conceito dessa palavra.
Modéstia sim, é apanágio dos grandes, dos verdadeiros sábios.

A Ana gosta mesmo dessa tela de Perugini e fica contente com o olhar da jovem mulher colocado no chão, como se pedisse desculpa por ser pobre ou ser ignorante, como se isso fosse um crime?
Sempre acreditei que nos devemos olhar a todos, de olhos nos olhos, frente a frente, e não de baixar os olhos frente ao mais sabedor, mais rico, mais beneficiado pelo Criador.

E sabe que não? Não sabia e nem quis saber qual o significado da palavra 'volição'.
Palavras arcaicas e pomposas, não são o meu forte...

Que papelão, Ana, que papelão! E eu a pensar que o compadre estava a brincar, ainda me 'atrevi' a brincar também.
Que desilusão!

PS- Vou guardar este meu comentário, se ele desaparecer fá-lo-ei aparecer no meu modesto Cantinho.

Ana Tapadas disse...

Fico grata pelo comentário, mas desculpa dizer que não compreendeste o sentido do "post".
O conceito do título é "força de vontade". Vencer pela luta e força de vontade interior, sem arrogância mas firmemente.
A minha vida é feita de luta e sacrifícios.
Penso de forma muito diferente do "compadre".Ele é um insubmisso meio anarquista.Eu sou humanista, acredito que só a força da vontade humana pode mudar o mundo.
Não defendo a humildade no sentido em que a tomaste, bem pelo contrário! Sou uma insatisfeita e uma lutadora e disso me orgulho.
A "volição" é, precisamente a força de vontade de lutarmos pela concretização dos nossos sonhos.
Lastimo ter-te desiludido.
Um abraço

J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion Lo uno desea siempre será a costa de trabajo sacrificio y voluntad. te mando un beso

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Ana!
"Agradeço ao Criador ter tido essa força de vontade, apesar de não me ter sido fácil."
Como você, sou grata por ter chegado até aqui, também reforço o seu "apesar de não me ter sido fácil ".
Temos outro ponto em comum:
"Recuso-me ao desencanto e à ruína"...
Que o Criador nos dê a humildade para seguirmos como fênix!
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho fraterno

stella disse...

Totalmente de acuerdo contigo y tu forma de pensar, ojalá y algun dia consigamos ese mundo de paz e igualdad que todos esperamos con ansia, pongamos nuestro granito de arena en nuestro comportamiento y algún dia quizás...se llogre
Un abrazo

Fá menor disse...

Gostei muito desta reflexão.

Nem sempre podemos concretizar o "ser o que sonhámos", ou porque a vida nos trocou as voltas, ou porque essa tal de "volição" nos abalou para outras paragens. E temos de encontrar e "volar" com outros sonhos, e integrá-los na nossa vida e em nós, para que a frustração não nos atinja em cheio.
Outras vezes, o tal sonho de ser revela-se já não ser o que era.
Há que reinventar-se sempre, para o que a humildade, essa tal de manter os pés bem assentes no chão (não acima, mas nem pelo chão adentro), nos permite alcançar.

E que a esperança de um mundo melhor não nos morra por completo.

Beijinhos e tudo de bom!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa tarde

Adorei a tela, e estas palavras sábias que aqui nos deu a partilhar.
E concordo consigo quando diz que a maioria dos jovens não sabem o significado da palavra volição.
Que o mundo mude para melhor porque cada vez está mais violento.
Deixo um beijo.
Boa semana.
:)

CÉU disse...

Todos nos devíamos recusar a ver e ter um mundo a preto e branco, mas há quem fique inerte perante ele. Tudo depende do nosso temperamento e o meu é mais de acatar.
Beijo, Ana!

Rogério G.V. Pereira disse...

Não comento à letra o teu texto
mas sim ao que ele me inspira

Temos uma juventude prematuramente envelhecida
sem as vantagens imputáveis aos verdadeiros velhos
e bem podiam inverter tal condição
bastando para tal
assumir a memória de vivências que não tiveram
ou mais simplesmente
conhecer (e interiorizar) o sentido da palavra volição

Beijo esperançoso

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de sexta-feira e bom final de semana minha querida amiga Ana. Texto maravilhoso e cheio de reflexões. Fico feliz em saber que seu filho conheceu, o Forte de Copacabana. Aproveito para desejar um Feliz Dia Internacional da Mulher.

stella disse...

Totalmente de acuerdo con el texto que nos dejas, asi debe ser y creo que juntos se podrá conseguir...nos envuelven tiempos dificiles, pero debemos tener esa voluntad férrea de no caer en el pesimismo de que todo está perdido, el mundo despertará y volveremos a tener la paz ansiada
Me ha gustdo muchisimo leerte Ana
Un abrazo