«O catalão (català) é uma língua românica, assim como o português, o francês ou o castelhano, derivada do latim vulgar. É língua materna de 5,2 milhões de pessoas, sendo que 9 milhões são capazes de falá-la e 10,5 milhões conseguem compreendê-la.
O catalão é a língua oficial de Andorra. Na Catalunha (comunidade autónoma a nordeste de Espanha, na fronteira com o Rossilhão francês), nas Ilhas Baleares e na Comunidade Autónoma de Valência (onde é chamado também de "valenciano"), divide, com o ecastelhano o estatuto de língua oficial. Também é falada na Faixa de Aragão (a leste de Aragão), na cidade de Algueiro (na Sardenha, na Itália) e no departamento dos Pirineus Orientais, região conhecida como Catalunha do Norte (na França). Também tem falantes em El Carxe, um território da região espanhola de Múrcia que recebeu imigrantes valencianos.» WIKIPEDIA
Quem imagina uma Espanha una terá que vir aqui e ver de perto e ouvir atentamente estas vozes. Como se desenvolveu esta terra desde a última vez que cá estive!
Estamos no Aeroporto. Há que trocar de motorista. Queremo-lo fresquinho para chegar a Marselha!
Sei que voltarei a Barcelona...e muito em breve. De cá levarei a Língua, marca de uma autonomia, voz de uma cultura.
7 comentários:
Com tanta fotografia que deve ter, vai tirar imagens ao google? Não faça uma coisa dessas!
Beijinhos
Pouco ou nada sabia disso.
Que mais não fosse, só por isso,
saúdo o seu regresso.
Bjs
HOLA, ANNA TAPADAS!!! T'HAUREM DE FER PUBILLA DE LA NOSTRA TERRA...
Cesc
Minha Sarita:
Eu não tiro fotografias! Vejo. Claro que os meus és tiraram milhares. Tantas que até tenho dificuldade em encontrar aquilo que quero, mas se ler o comentário do meu amigo Cesc - pintor catalão - perceberá porque fui ao google.
Beijito
Me parece genial que te encante Catalunya y que vibres con tantas cosas,como dice Cesc te haremos pubilla!!!...y tú me has puesto un cometario en mi blog de que somos semejantes y creo que sí, que eres amante de la vida como yo y sabes que aunque haya desilusion en algunas ideas, en algunas cosas, hay que admirar muchas otras...., y viajar y ver que en todos los lugares y en todas las culturas hay belleza y nos podemos admirar y podemos aprender de otros.. Yo también vengo de un lugar precioso: Malasia y he descubierto muchas preciosidades.
Un abrazo!
Antonia
Viajar assim é um dos maiores prazeres da vida!
Que bom participar aqui dessa etapa linda!
Uma verdadeira aula de história viva!
Obrigada por partilhar, querida amiga!
Beijos
ipiii ipiii uuuuuuuuuuhuaaaaaaaaa
Catalunha livreeeeeeee
Enviar um comentário