Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

sábado, 29 de janeiro de 2022

Sugestão de leitura

 



Não sendo o ensaio sobre religião um tema muito relevante nas minhas leituras, este é um livro com uma abordagem tão invulgar o quanto o senso comum nos dita a sua verdade incontestável. 
Construído sobre o mandamento "Não matarás!", vai ilustrando a violência civilizacional cometida em nome das religiões do Livro. As religiões, enquanto justificação para o ódio e a violência, são o que se vislumbra se nos debruçamos sobre a varanda da História.

"Imagino que uma das razões pelas quais as pessoas se agarram aos seus ódios tão teimosamente se deve a sentirem, uma vez o ódio desaparecido, que serão obrigadas a lidar com a dor" James Arthur Baldwin (o.c.,página 229, cap. 14).


11 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

O ódio é um escape?
Boa tese
nunca tinha pensado nisso...!!!

J.P. Alexander disse...

Gracias por la reseña, parece un libro muy interesante para leer y con un gran mensaje. Me lo llevo anotado. Te mando un beso.

Jaime Portela disse...

Pelo resumo, é uma boa sugestão de leitura.
E como gosto do tema, vai para a minha lista.
Obrigado pela sugestão.
Boa semana, amiga Ana.
Beijo.

Maria João Brito de Sousa disse...

Tenho uma enorme pilha de livros à espera de que os meus olhos melhorem...

Por enquanto, faço um enorme esforço para ir conseguindo ler online e, com grande tristeza minha, apenas textos curtinhos.

Um beijo, Ana!

Graça Pires disse...

Obrigada pela sugestão, minha Amiga Ana.
Cuida-te bem.
Uma boa semana.
Um beijo.

Vanessa Vieira disse...

Gostei demais da sugestão! Este é realmente um tema que precisa ser refletido. Sinto que o mundo está completamente perdido sobre o real significado de Deus, das religiões, e do amor ao próximo.

Boa semana para ti!

Majo Dutra disse...

Ainda consternada por ver um partido fascista no terceiro lugar de eleições democráticas!
O exemplo e um ódio irracional...
Gosto do tema. Agradeço a sugestão de leitura.

As amendoeiras vão florir... Um bom Fevereiro. Beijinhos.
~~~~~~~

São disse...

O ódio é algo que me assusta .

E para não esquecermos a sua existência, houve quem elegesse doze criaturas racistas, machistas e ditatoriais nestas mais recentes eleições.

Vou ver se consigo encontrar o livro que aqui indicas.


Minha querida, forte abraço e boa legislatura!

Majo Dutra disse...

Quis dizer, o 'exemplo de um ódio irracional'...
Abraço
~~~

alfacinha disse...

Chocante que há pessoas que odiam
abraço

Fê blue bird disse...

"Imagino que uma das razões pelas quais as pessoas se agarram aos seus ódios tão teimosamente se deve a sentirem, uma vez o ódio desaparecido, que serão obrigadas a lidar com a dor"
James Arthur Baldwin

Só por esta citação o livro já merece toda a minha atenção.
Obrigada amiga Ana.