Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Esquecidos: expulsos do país

 

Dancing trees, Pantai Walakiri


Ouço José Rentes de Carvalho que, aos 92 anos, caminha sem apoios e fala sem embargos. Que bem caracteriza a portugalidade! As palavras, a que chama "pepitas de ouro", saem-lhe sem afasia alguma e sem bordões de linguagem - espantoso cérebro juvenil pleno de vivências e de argúcia!
"Os políticos actuais são de uma elite do Norte e eu sou de uma pobreza do Norte".
Que falta faz a memória desse tempo antigo, na lucidez de quem observa a civilização actual! 
Tudo parece liquefeito, como se, actualmente, os olhares apenas resvalassem na superfície das coisas.
Também ele tem um blogue, que aqui vos divulgo:

O Blogue:

A entrevista de hoje:

A obra:


 

10 comentários:

noname disse...

Adivinhava-lhe já alguma idade mas, longe de pensar que fossem 92. Que lucidez, com uma forma de escrita que me levou a segui-lo e espero, por muitos anos mais com saúde.


Boa noite

Maria João Brito de Sousa disse...

Já andei a passear pelo Tempo Contado que verifiquei não ter sido actualizado a partir de 2020.
Não lhe invejei a lucidez, que cá me vou amanhando com a que me resta, mas como gostaria de, ainda na casa dos 60, poder caminhar e manter-me firme, de pé, como ele :)

Um beijo, Ana!

Elvira Carvalho disse...

Estive hoje a ver a sua entrevista, através dum link que a Janita publicou, já que não vi o programa ontem. Muito do que disse em relação ao país e aos tempos de outrora também eu vivi e tenho bem presente na memória esses tempos.
Um abraço e saúde

Majo Dutra disse...

Agradeço a apresentação e os contatos de José Rentes de Carvalho que desconhecia.
Vou informar-me sobre a sua escrita. Aprecio as pessoas que se elevaram por si, formaram-se a pulso e se mantêm simples.
Um verão agradável e bem aproveitado. Beijinhos
~~~~~

J.P. Alexander disse...

Bella reflexion tan cierta. Te mando un beso.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Não sabia que tinha assim tanta idade.
Sempre lhe reconheci a coragem de dizer o que muitos não dizem.
Tem uma grande obra que será o seu legado.

Boa tarde e uma semana abençoada.

beijinhos

:)

AC disse...

Sabe bem sentir a lucidez à solta, em que a liberdade não tem preço.

Um abraço, (com alguma saudade) Ana :)

Mariazita disse...

Começando pelo princípio, a imagem é lindíssima!

Fui ver a entrevista, a que não tinha assistido directamente, e gostei imenso. Há verdades que só os 90 anos permitem que sejam ditas.

Hei-de ir visitar o blog.
Obrigada pela sugestão.

Votos de um bom Domingo
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Graça Pires disse...

Também ouvi a conversa com José Rentes de Carvalho e fiquei surpreendida com a lucidez, com a argúcia e com esse falar "sem embargos" a caracterizar a portugalidade e a memória de um tempo antigo que já não volta.
Tudo de bom, Ana.
Um beijo.

São disse...

Pena que as televisões privadas considerem não ter obrigação de educar as pessoas , mas considerem ter o dever de as tornar estúpida e formatadas!!

A ascensão da extrema-direita deve-se à falta de informação e a erros dos democratas.

Minha querida, bom resto de domingo e semana serena,

Te abraço