Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Sê tu a palavra

 

Mar Egeu, Creta - José Alves, 2012



1. Sê tu a palavra, branca rosa brava. 2. Só o desejo é matinal. 3. Poupar o coração é permitir à morte coroar-se de alegria. 4. Morre de ter ousado na água amar o fogo. 5. Beber-te a sede e partir - eu sou de tão longe. 6. Da chama à espada o caminho é solitário. 7. Que me quereis, se me não dais o que é tão meu?

                            Eugénio de Andrade, Ostinato Rigore, 1964




Creta, José Alves - 2012

9 comentários:

chica disse...

Maravilhosas fotos e belas poesias! beijos, chica,ótimo fim de semana!

J.P. Alexander disse...

Profundo poema. Te mando un beso.

Graça Pires disse...

É sempre um arrepio ler Eugénio. Ele que disse sempre tudo com a simplicidade de quem conhece a pureza das palavras.
Um beijo minha Amiga.

São disse...

As belas fotos mataram - aumentaram saudades...

Sempre gostei muito da poesia de Eugénio.

Minha querida Ana, beijinho, feliz semana :)

Manuel Veiga disse...

gostei. deveras!

um autor de referencia

beijo

Mariazita disse...

Sou fã de Eugénio de Andrade, por isso não podia deixar de gostar.
Quando penso ele, invariavelmente vem-me à lembrança o seu poema - Passamos pelas coisas sem as ver..., que acho fabuloso!
As fotos são belíssimas.

Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

bonito, ler aqui Eugénio de Andrade
e com tão belas fotos em suporte.

boa semana com muita paz.
beijinhos
:)

Maria João Brito de Sousa disse...

Belíssimo!

E não seremos, todos nós, palavras, nestoutro universo que era novíssimo há uma geração e meia?
Somo palavras e imagens, esquecidos, sempre, de que as palavras também são imagens e sons...

Um beijo!

Manuel Veiga disse...

gosto muito deste tipo de construção poética
em que Eugénio de Andrade +e mestre

beijo