Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

domingo, 19 de novembro de 2023

O rosto triste do Norte

 

Portugal, Campanhã, colégio maior Camilo Castelo Branco - 2023


O rosto triste do Norte

Inundado, neste Novembro 

De estridências e cacofonias,

Pressagia, endeusado, o mosto

Dos sonhos de Setembro...

Saliências erguem-se, medonhas,

No rosto triste do Norte!

Rebeldias de rios que transbordam,

Na juventude apagada pela velhice!

Fugas fugazes, furiosas...

No rosto tão triste da morte.


Ana

11 comentários:

chica disse...

Poema lindo,cheio de sentimento,Ana!
Bela foto também! beijos, chica

Rogério V. Pereira disse...

Diria o Meu Eu
para Minha Alma
que não só no Norte
encontramos este rosto
de quem sofre
com a Morte
perante os rios
esmagados pelas margens

Beijo ao Sul

Graça Pires disse...

Tanto norte para encontrar rostos tristes, minha Amiga Ana.
Uma boa semana.
Um beijo.

Janita disse...

Poema muito bonito, Ana!

Mas o Norte
nem sempre é triste
nem cinzento
tão pouco sofrido.


O Norte tem gente boa
gente menos boa
e até ranzinza
mas no Sul
também os há

Só uma coisa não tem;
As longas planícies
salpicadas de papoilas,
searas ondulando
ao vento
qual mar em duro tormento.
A Saudade que delas tenho
também o Norte as não tem...

Beijinho, Ana!

São disse...

Gostei muito do poema.

O Norte anda assim triste por várias razões, uma é a de muita gente o ter perdido.

Estreito abraço, minha amiga.

J.P. Alexander disse...

Profundo y reflexivo poema. de una realidad que nos esta matando. Ye mando un beso.

CÉU disse...

Poema triste, minha amiga, mas com beleza poética e finalidade.
Beijinhos e bom fim de semana (pelos menos, sol temos).

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Um poema escrito com muita sensibilidade.
Embora triste e melancólico,é um bom poema.
Bom fim-de-semana.
Um beijo
:)

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Ana, gostei de ler esse seu belo poema,
com um tema tão importante.
Votos de uma boa semana, paz e saúde,
Um beijo.

Jaime Portela disse...

O Norte só às vezes tem rosto triste...
Mas a imagem poética é perfeita para os dias chuvosos que se abatem impiedosamente durante muitos dias de inverno.
Resumindo, é um excelente poema do qual muito gostei.
Parabéns pelo talento.
Boa semana.
Beijinhos.

Juvenal Nunes disse...

Talvez não tenha percebido bem o alcance do título.
No momento atual nada me parece motivo de satisfação.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes