Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Condicional

 

Alto Alentejo, 2023


Havia ainda um pouco de sonho
E a Luz e o Sol!
O encanto supérfluo da Beleza;
A procura descabida
Da Verdade...
Havia o teu nome e o meu
E os outros nomes idênticos
De identidades diversas!
A falta de verdade no gesto
E o incontido a transbordar,
Devagar...
Fingimento submerso!
Torrente poderosa do teu olhar...
Era preciso perturbar.
Havia cores de arco-íris
A morrerem nos teus passos;
Havia lampejos de luz,
A desmaiar...
Supremo - Natural!
Era preciso acreditar
No paradoxo sublime do Vital.
Havia um condicional
Hipotético e lúdico
Dentro de cada ideal...
Era fatal a Verdade renascer;
Era vital o Amor acontecer!

Ana



(reedição de 2008)

13 comentários:

chica disse...

UAU! Que maravilha!

Me deu vontade de ser até um boizinho ali em meio ao verde e sob o céu azul, só pra fugir, me mandar desse lughar que não mais suporto!rs...

Adorei!

Se tem sonho e SOL, vale muito! LINDO DEMAIS!
beijos, lindíssima foto! Ótima semana, chica

J.P. Alexander disse...

Profundo poema . El amor y el respeto es lo que nos puede salvar. Te mando un beso.

Graça Pires disse...

"Era vital o amor a acontecer". "Era preciso perturbar". Dois versos que me ficaram a ressoar
no coração por entender que as palavras procuram a urgência de um tempo de absolvição para se encontrar a verdade, principalmente quando há um pouco de sonho e a luz do sol e as cores do arco-íris rentes aos passos que damos. Gostei tanto, minha Amiga Ana.
Tudo de bom.
Um beijo.

Luiz Gomes disse...

Bom dia e uma excelente quarta-feira com muita paz e saúde. Muito calor hoje aqui no Rio de Janeiro.

Elvira Carvalho disse...

Um belíssimo poema que me encantou. Uma foto também muito bonita.
Abraço e saúde

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Ana, gostei muito de ler este seu belo poema.
Depois, num segundo impulso fiz a sua releitura.
Gostei mais ainda, parabéns!
Uma ótima semana.
Abraços.

São disse...

Minha querida, se me é permitido, subscrevo o comentário de nosso amigo Pedro Luso de Carvalho.

Abraço carinhoso com voto de alegre quadra festiva !

CÉU disse...

Depois de três leituras, acho o teu poema romântico ("torrente poderosa do teu olhar", entre outras expressões), mas não de fácil interpretação. Só tu sabes o significado do que escreveste.
É Condicional que haja verdade e o amor a surgir na imensidão do vosso tudo.
Gostei muito da fotografia, aliás o Alentejo tem particularidades só dele.
Beijinho, querida Ana.

Luiz Gomes disse...

Bom sábado e um excelente final de semana minha querida amiga Ana. Obrigado pelo poema lindo e maravilhoso.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Ana

Li e reli.
Que belo poema, onde a ternura se entrelaça com a sensibilidade.
e o amor a acontecer.
Gostei também da foto.
Bom fim-de-semana.
Um beijo
:)

J. S. Vila disse...

Un poema intenso, de palabras fuertes, y condicional, con una sumamente bonita fotografía de ese inspirador paisaje.

Jaime Portela disse...

Este poema é excelente.
Gostei muito, do princípio ao fim.
Boa semana.
Beijo, minha amiga Ana.

Olinda Melo disse...


Em condições adversas é vital que a verdade
sobressaia. É preciso e natural
que tudo se faça para que tal aconteça.
E que o amor se faça presente.

Bom Natal, querida Ana.
Beijinhos
Olinda