![]() |
Newyorker.com |
E lá se vai o mês de Agosto, respirou sobre a planície um bafo de dragão que a tudo assolou. Agora, o Verão quebrou, devastado pelas súbitas mudanças.
Tanta leitura, tanta noite abafada, tanto caminhar sobre a velha passadeira eléctrica...resta uma tendinite no braço, uma dorzinha que rumina o dia todo e aquelas inefáveis visitas ao fisioterapeuta.
Traga-vos uma sugestão de leitura, pouco usual em mim, mas que, na lassidão de uma revista semanal, encontrei e me inquietou.
O autor, amigo de Elon Musk, é assim descrito no "site" da Wook:
"Peter Thiel, o lendário fundador da PayPal, quando criou a empresa, em 1998, sabia que não havia concorrência à altura e quatro anos depois vendeu-a por 1,5 mil milhões de dólares. O princípio que o guiou então determinou todos os investimentos que viria a fazer. Foi o primeiro a entrar no capital do Facebook (tem hoje cerca de 10 por cento da empresa) e fundou ou financiou a LinkedIn, a Airbnb e a Palantir, só para citar as mais conhecidas. Em todos os casos, partiu do "0" (zero concorrência) para o "1" (número um no mercado). Apostando em tecnologias que permitiam acrescentar valor, onde antes não havia nada. O modo como repetiu os sucessos e a raiz da sua filosofia foram explicados num pequeno curso na Universidade de Stanford. Um dos seus alunos, Blake Masters, começou a tirar apontamentos e a publicá-los na Internet. O sucesso foi tal rápido (2,6 milhões de visualizações), que teve de pedir a Peter autorização para prosseguir. Nasceu assim De Zero a Um, uma versão refinada e trabalhada das aulas - o curso completo."
Neste momento é apoiante e financiador de campanha do governo americano, suporte muito forte de J. D.Vance. Dir-me-ão: "E, daí?". Responderei: " Nada. O povo americano elegeu democraticamente o seu governo, seguindo as regras da sua Lei maior". Porém, lendo o livro e, segundo esta ideologia da "concorrência zero", o temor instala-se. Agora, que li uma entrevista dada por este homem quase tímido e de boa aparência, aqui vos deixo algumas ideias:
"A sua empresa vai juntar numa só todas as bases de dados do governo americano - e ter acesso a elas" (Sábado, p.65, 13 de agosto). Defende um Estado "pequeno como uma startup, num mundo em que são as tecnológicas a decidir livremente - mesmo que em monopólio". Acredita que só pela violência se instaura a ordem e defende a "teoria do caos" e a oligarquia dos "tecno bros", como forma de garantir que só as melhores mentes tecnocráticas poderão dirigir o mundo, culpando o Iluminismo de todos os males e propondo o "Iluminismo sombrio" (segundo Curtis Yarvin). Assim, teremos uma Nova Ordem e um novo Homem.
E se isto não é assustador, meus amigos, poderão ler também The End of The Future, 2011.
Perigosos são estes génios de Silicon Walley, postos ao serviço do único deus a que servem:o dinheiro.
O pior, a ideologia difunde-se rapidamente:
Talvez o Rara Avis seja banido, pois já foi muito atacado por estes ideólogos, como aqui documentei, mas que importa?!
13 comentários:
Ana pra mim isso é assustar tudo é na base do dinheiro pra esses homens, bom final de semana bjs.
Para esas personas solo importa el dinero y el poder. Te mando un beso.
Otimo final de semana, gostei de descobrir seu blog, nao sabia dele e quando li alguns posts fiquei encantada.
Blog de Bea- recomendaciones, animes, juegos & más!.
A Humanidade tal como a conhecemos assente em valores está agonizando, porque estas criaturas só têm um objectivo : enriquecer.
O futuro não será agradável, porque este gente não tem nem escrúpulos nem limites para a sua ambição.
Minha amiga, antes morrer de pé que viver de joelhos!!
Te abraço, com estima , excelente fim de semana e as melhoras.
Bom sábado de Paz, querida amiga Ana!
Infelizmente tudo virou comércio. Ele fala mais alto na sociedade atual.
Vamos torcer para que você não perca seu blog.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos fraternos
Penso que a humanidade vai - se afogar num materialismo sem precedentes!
Hoje já ninguém se importa com sentimentos, o material é que é importante!
Doce abracinho, Ana!
Que venham dias melhores!
👄👄👄Megy Maia
Boa noite, amiga Ana.
Curiosamente, fazendo um paralelismo eleitoral, também Hitler foi eleito democraticamente na Alemanha. E isso não impediu de fazer o que fez.
Logo, nos Estados Unidos, Trump ao ser eleito democraticamente pelo pelo povo americano, não o condiciona de impor uma espécie de ditadura democrática. E pôr o resto do mundo de joelhos a seus pés. Esse é que é o grande problema!
Gostei desta excelente partilha
Beijinhos e uma feliz semana, com tudo de bom.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Estamos vivendo tempos sombrios mas ninguém se dá conta, Ana
A modernidade chegou avassaladora e com a internet avançou para o bem e para o mal.
Estamos todos a mercê do poder do dinheiro. É sim, assustador !
Beijinhos e boa semana, Ana
Preocupante e assustador, ver mentes brilhantes se colocarem somente ao serviço do dinheiro. Que futuro nos espera? Se todos os crânios virados para o mal vencerem, será certamente um futuro bem sombrio.
Beijinhos e boa semana
Essa gente que só procura o lucro sem olhar a meios é mesmo perigosa.
O problema é que não se vê como travar o acesso destas pessoas ao poder. A democracia tem uma grande problema pela frente.
Excelente crónica, gostei de ler.
Tem uma boa semana e um feliz mês de Setembro.
Beijinhos.
Confesso que me sinto assustada com tudo isto.
Tudo de bom.
Um beijo.
Muito assustador esse mundo que vivemos.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 04 de agosto à 08 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Vivemos numa fase muito materialista.
Confesso, que me dá um certo medo.
Tenha uma semana abençoada.
Deixo um beijo
:)
Enviar um comentário