Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

sábado, 17 de agosto de 2019

Síndroma

Jerusalém, Monte Sião - José Alves, 2019



Septuaginta - Salmos - Salmo 137
Para David, um salmo de Jeremias.

1 Junto aos rios da Babilónia, ali nos assentámos, e chorámos quando nos lembrámos de Sião.
2 Pendurámos as nossas harpas nos salgueiros das suas margens,
3 Pois ali aqueles que nos tinham tomado cativos pediam-nos as palavras de uma canção; os que nos tinham levado para longe pediam-nos um hino, dizendo: Cantai-nos um dos cânticos de Sião.
4 Como iríamos entoar o canto do Senhor em terra estranha?
5 Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que a minha mão direita se esqueça da sua habilidade!
6 Que a minha língua se apegue à minha garganta, se eu não me lembrar de ti, se eu não eleger Jerusalém como a maior das minhas alegrias.
7 Lembra-te, ó Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, quando disseram: Arrasai-a, arrasai-a até os seus fundamentos!
8 Miserável filha da Babilónia! Bendito aquele que te recompensar da maneira como nos tens feito;
9 Bendito aquele que apanhar e esmagar os teus pequeninos contra a rocha!




Monte Sião, escavações que comprovam a destruição da cidade (José Alves - 2019)






Cá nesta Babilónia


Cá nesta Babilónia, donde mana
Matéria a quanto mal o mundo cria;
Cá, onde o puro Amor não tem valia,
Que a Mãe, que manda mais, tudo profana;

Cá, onde o mal se afina, o bem se dana,
E pode mais que a honra a tirania;
Cá, onde a errada e cega Monarquia
Cuida que um nome vão a Deus engana;

Cá, neste labirinto, onde a Nobreza,
O Valor e o Saber pedindo vão
Às portas da Cobiça e da Vileza;

Cá, neste escuro caos de confusão,
Cumprindo o curso estou da natureza.
Vê se me esquecerei de ti, Sião! 


Luís Vaz de Camões, in "Sonetos" 


Israel - José Alves, 2019


Tenta compreender um povo a que a História persegue há trinta e cinco séculos. Aqui nada é a preto e branco. Não te apresses a julgar.

A Paz é um caminho necessário e difícil. 






5 comentários:

Anónimo disse...

Conheço bem Jerusalém, o meu avô era judeu. Israel é um tesouro da humanidade, aquelas ruas traduzem história. Visitá-la é uma experiência única.

Beijinho Ana

Rogério G.V. Pereira disse...

"Cá, onde o mal se afina, o bem se dana,
E pode mais que a honra a tirania;"

Quanto a julgamentos, faz tu o teu juízo
Que eu o sigo e não desminto



Graça Pires disse...

Realmente a paz é um caminho cada vez mais difícil. Gostei do salmo. Gostei do poema de Camões. É preciso compreender e não julgar…
Uma boa semana, Ana.
Um beijo.

João Santana Pinto disse...

Gostei do poema e do salmo, gostei da mensagem.

É um caminho difícil, não acredito em impossíveis, beijinhos Ana

Fá menor disse...

Gostei muito desta publicação, amiga Ana!

Beijinhos.