Rara Avis in Terris, JUVENAL, Sátiras, VI, 165

segunda-feira, 3 de março de 2025

"flood the zone"

 

Alto Alentejo - 2025

    Um título em inglês não seria expectável, por estes lados. Gosto da nossa Língua, pois ela abraça o mundo, na sua diversidade e variação geográfica. Nisto não se leia o passado colonial, culpa que não posso assumir, mas reconheço na memória histórica do meu país e que não saberia reescrever, pois a História não se reescreve, mesmo se nestes tempos de desorientação tudo parece possível.
    Leio, José Gil, o filósofo português num largo artigo de jornal e destaco a afirmação, "Como todos os fascismos, o actual precisa de um pólo negativo para se afirmar enquanto pólo positivo, puro e absoluto(...)"-Público, 9 de fevereiro. E, fico a pensar no momento que estamos a viver no país e no mundo.
    Por me assumir sonhadora inveterada, cidadã do mundo e frágil como todos os humanos, gosto de estar informada e, de forma livre, analisar contextos. Ocorre-me, então, esse título em inglês, essa nefasta prática do inteligente e perigoso estratega que está na sombra do actual presidente dos U.S.A (e não América, que é um imenso e belo continente) - Steve Bannon e a sua assustadora "flood the zone" que em tradução literal, seria “inundação”. Ou seja, criar polémicas diárias para desorientar a opinião pública no mundo, de modo a gerar uma teoria do caos que permite a desumanidade e a ascensão dos novos líderes de extrema direita.
    A inundação populista é algo de muito sério e estrategicamente elaborado. Não é risível, nem fruto de falta de conhecimento. Essa intencionalidade é devastadora.

Lembram-se disto? 


O mosteiro de Trisulti, sede da Academia do Ocidente judaico-cristão.A. Nusca

    Agora, que o Papa Francisco agoniza, talvez a ideia se venha a concretizar. 

11 comentários:

J.P. Alexander disse...

Concuerdo contigo el mundo se llena de falsas noticias y de cosas superficiales perdiendo lo importante. Te mando un beso.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga Ana, um artigo muito sério, escrito por você,
que gostei muito de ler. Gostaria que outros blogs se
dedicassem a escrever sobre assuntos importantes como
você faz muito bem.
Voltarei mais vezes para acompanhar seus futuros trabalhos.
Uma boa semana e ótimo descanso.
Abraços.

Rogério G.V. Pereira disse...

Esta(s) Democracia(s) são mesmo filhas do Demo
e quanto ao Papa Francisco
estou preparado para o que o destino quiser
mas estou tranquilo
pois ele deixou o Vaticano bem arrumado.

(adorei a imagem...)

Beijo

Fá menor disse...

Seja como for, fiquei presa nessa imagem que encabeça o teu pertinente texto. Pudesse o mundo encantar-nos assim! Mas anda tudo do avesso...

Beijinhos.

Duarte Braz disse...

Como sempre, Ana, revejo-me nessa tua análise. Sim, efetivamente deve-nos preocupar a intencionalidade. Uma espécie de orquestração à escala global está a ganhar corpo. Um Abraço do Vale.

São disse...

Estamos entrando numa nova ERA com toda a perturbação que sempre acompanha as transições. O objectivo será o de a Humanidade evoluir também espiritualmente .Porém , sinceramente, receio que não estejamos à altura.

A ascensão ao Poder de criaturas perfeitamente malignas tendo à disposição uma ferramenta tão poderosa como a Inteligência Artificial prenuncia um futuro nada agradável.

Infelizmente, quem deteve o Poder teve erros graves e não se incomodou a rever o que acontecera quando começaram a aparecer grupos da extrema-direita. E a União Europeia ao não se preocupar com o aspecto político , mas exclusivamente com o económico, tornou-se uma manta de retalhos mal alinhavada pela moeda única e , neste momento é totalmente irrelevante estando entre a tenaz de Trump e Putin.

Que Deus alivie Francisco e que ilumine o conclave para que escolha alguém digno do legado que este Papa deixa.

Minha amiga, abraço , boa Quaresma.

Isa Sá disse...

O mundo em que vivemos está assustador...
Isabel Sá
Brilhos da Moda

stella disse...

¡Con lo fácil que sería vivir en paz! que afán tenemos por crear incertidumbres , tu texto Ana está totalmente de acuerdo cn lo que vivimos cada día, ojalá seamos sensatos
Un abrazo grande amiga

Majo Dutra disse...

A IA veio agravar o caos das notícias falsas...
Até vemos novelas em que os atores são personagens da Realeza... Pessoas notáveis e os seus clones... ou imagens dos seus filhos criadas artificialmente!
Já não existe limites!
Agradeço a sua valiosa publicação.
Beijinhos, querida amiga.
====

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Ana!
Pontos relevantes você aborda aqui com maestria.
Realmente o mundo está um caos, mas eu não perco a esperança de salvação do Planeta mesmo com pessoas no poder que não demonstram acordos tácitos. São bélicos.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos fraternos

Teresa Isabel SIlva disse...

Uma abordagem muito interessante!

Bjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin