![]() |
Alto Alentejo - 2025 |
Um título em inglês não seria expectável, por estes lados. Gosto da nossa Língua, pois ela abraça o mundo, na sua diversidade e variação geográfica. Nisto não se leia o passado colonial, culpa que não posso assumir, mas reconheço na memória histórica do meu país e que não saberia reescrever, pois a História não se reescreve, mesmo se nestes tempos de desorientação tudo parece possível.
Leio, José Gil, o filósofo português num largo artigo de jornal e destaco a afirmação, "Como todos os fascismos, o actual precisa de um pólo negativo para se afirmar enquanto pólo positivo, puro e absoluto(...)"-Público, 9 de fevereiro. E, fico a pensar no momento que estamos a viver no país e no mundo.
Por me assumir sonhadora inveterada, cidadã do mundo e frágil como todos os humanos, gosto de estar informada e, de forma livre, analisar contextos. Ocorre-me, então, esse título em inglês, essa nefasta prática do inteligente e perigoso estratega que está na sombra do actual presidente dos U.S.A (e não América, que é um imenso e belo continente) - Steve Bannon e a sua assustadora "flood the zone" que em tradução literal, seria “inundação”. Ou seja, criar polémicas diárias para desorientar a opinião pública no mundo, de modo a gerar uma teoria do caos que permite a desumanidade e a ascensão dos novos líderes de extrema direita.
A inundação populista é algo de muito sério e estrategicamente elaborado. Não é risível, nem fruto de falta de conhecimento. Essa intencionalidade é devastadora.
Lembram-se disto?
O mosteiro de Trisulti, sede da Academia do Ocidente judaico-cristão.A. Nusca |
Agora, que o Papa Francisco agoniza, talvez a ideia se venha a concretizar.
11 comentários:
Concuerdo contigo el mundo se llena de falsas noticias y de cosas superficiales perdiendo lo importante. Te mando un beso.
Olá, amiga Ana, um artigo muito sério, escrito por você,
que gostei muito de ler. Gostaria que outros blogs se
dedicassem a escrever sobre assuntos importantes como
você faz muito bem.
Voltarei mais vezes para acompanhar seus futuros trabalhos.
Uma boa semana e ótimo descanso.
Abraços.
Esta(s) Democracia(s) são mesmo filhas do Demo
e quanto ao Papa Francisco
estou preparado para o que o destino quiser
mas estou tranquilo
pois ele deixou o Vaticano bem arrumado.
(adorei a imagem...)
Beijo
Seja como for, fiquei presa nessa imagem que encabeça o teu pertinente texto. Pudesse o mundo encantar-nos assim! Mas anda tudo do avesso...
Beijinhos.
Como sempre, Ana, revejo-me nessa tua análise. Sim, efetivamente deve-nos preocupar a intencionalidade. Uma espécie de orquestração à escala global está a ganhar corpo. Um Abraço do Vale.
Estamos entrando numa nova ERA com toda a perturbação que sempre acompanha as transições. O objectivo será o de a Humanidade evoluir também espiritualmente .Porém , sinceramente, receio que não estejamos à altura.
A ascensão ao Poder de criaturas perfeitamente malignas tendo à disposição uma ferramenta tão poderosa como a Inteligência Artificial prenuncia um futuro nada agradável.
Infelizmente, quem deteve o Poder teve erros graves e não se incomodou a rever o que acontecera quando começaram a aparecer grupos da extrema-direita. E a União Europeia ao não se preocupar com o aspecto político , mas exclusivamente com o económico, tornou-se uma manta de retalhos mal alinhavada pela moeda única e , neste momento é totalmente irrelevante estando entre a tenaz de Trump e Putin.
Que Deus alivie Francisco e que ilumine o conclave para que escolha alguém digno do legado que este Papa deixa.
Minha amiga, abraço , boa Quaresma.
O mundo em que vivemos está assustador...
Isabel Sá
Brilhos da Moda
¡Con lo fácil que sería vivir en paz! que afán tenemos por crear incertidumbres , tu texto Ana está totalmente de acuerdo cn lo que vivimos cada día, ojalá seamos sensatos
Un abrazo grande amiga
A IA veio agravar o caos das notícias falsas...
Até vemos novelas em que os atores são personagens da Realeza... Pessoas notáveis e os seus clones... ou imagens dos seus filhos criadas artificialmente!
Já não existe limites!
Agradeço a sua valiosa publicação.
Beijinhos, querida amiga.
====
Olá, querida amiga Ana!
Pontos relevantes você aborda aqui com maestria.
Realmente o mundo está um caos, mas eu não perco a esperança de salvação do Planeta mesmo com pessoas no poder que não demonstram acordos tácitos. São bélicos.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos fraternos
Uma abordagem muito interessante!
Bjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Enviar um comentário